31/05/2019 às 15:05 Histórias de Casamentos

Por que fotografar o casamentos dos amigos é tão poderoso?

1133
5min de leitura

Por que é tão poderoso fotografar o casamento dos seus amigos?Eu ia somente escrever sobre um casamento de um casal de amigos, que foi a coisa mais lindo do mundo.Mas aí percebi que poderia extrair algumas lições desse assunto. Afinal, nos últimos tempos, tenho fotografado muito amigos meus de infância e pessoas que me conhecem há anos... Antes de qualquer coisa quero dizer que essa moda pega, vou ter muito casamento pra fotografar nos próximos anos, rs.Hoje vou contar a história do casamento da Nike e do Marcelo. Conheci a Monike há vários anos, quando ela era apresentadora do PhotosTV. Eu fui palestrar na empresa onde ela trabalhava e nos tornamos amigos.Depois de algum tempo, ela veio trabalhar na outra empresa na qual faço parte a Alboom, aqui em Jaú - SP. Foi quando, depois de um período ela e o Marcelo, esse loirão aí das fotos, se juntaram e tiveram a Isis, a filhinha coisa mais fofa que eles têm.

O Marcelo é um dos sócios e também meu amigo de infância. Então já vai vendo… Tinha gente amiga como convidado no casamento dos dois lados, da Nike e do Marcelo. Ter todos os amigos juntos, as famílias, esse casamento foi realmente a coisa linda do mundo!Eu fui convidado pra, além de ser o fotógrafo desse casório, ser padrinho! Pensa só na entrada elegante que eu fiz hahaha! Eles me convidaram porque afinal, fui meio que o cupido deles.Eu já tinha ido pra Timbó duas vezes, na casa da Monike. Mas nada se compara a ir celebrar o casamento dela e do Marcelo. A família da Nike mora em um sítio que tem galinha, cavalo, vaca… Tem toda essa conexão com a natureza, com o simples.E do lado da casa deles, no alto do morro tem a igreja onde eles se casaram. No começo eles nem pensavam em casar na igreja, mas vocês já vão entender porque eles decidiram por fazer assim.A relação que a família da Nike tem com a igreja é algo que passa de geração em geração. Foi a bisavó dela que instalou a Pedra Fundamental na igreja e foi o avó que doou parte do terreno pra construir a igreja. Enfim… Eles acharam que ia ter total sentido casar lá.

No dia anterior, teve um churrasco e podemos confraternizar em família e amigos. Alguns chegaram antes, outros depois. No dia do casamento em si, o Marcelo e os padrinhos foram almoçar em um restaurante tradicional da cidade, a Thapyoka. E eu fiquei com a Nike. Ela se arrumou em casa com as madrinhas.

Depois, da festa, a gente destruiu de dançar e foi animal!!Vocês são uns queridos do meu coração e sabem disso. Desejo tudo de melhor pra vida de vocês e que essa família seja a mais feliz que possa ser! Dá uma conferida no teaser do vídeo do casamento deles, feito pelo meu parceiro Elton Sabatino, clique aqui.Dá uma olhada nas fotos que postei deles e aqui estão os fornecedores parceiros que trabalharam junto comigo nesse casório lindão:Casa de Festas: Clube Ginástico Guairacás Decoração: Estilo Vintage DecoraçãoCerimonalista: Reguita JansenBanda: FarenightVestido: Le AtelierMaquiagem: Dani Marafon Vídeo: Elton SabatinoAh, eles também fizeram first look:

Agora vou entrar no assunto de: um fotógrafo casar seus amigos. Achei que tinha que compartilhar mais sobre esse assunto já que pode ser super útil para fotógrafos lerem.Isso porque podemos aproveitar melhor as relações que temos e as situações que acontecem em nossas vidas...Pra vocês que me acompanham, já devem ter visto que fotografo frequentemente amigos e colegas de profissão. É muito gratificante saber que inspiro não só pessoas de fora ou o segmento da fotografia de casamento profissional, mas também quem está realmente perto de mim.Eu montei umas dicas rápidas do porquê eu acredito que aproveitar as relações que vocês já têm podem dar uma oxigenada no negócio de fotografia. Faço uma relação entre coisas do mundo, os relacionamentos e como você pode usar isso pra ALAVANCAR SEU NEGÓCIO:

Sabe aquela lei das 6 pessoas que se conhecem? Rola um teoria, derivado do estudo de Milgram, que a gente tem somente seis graus de separação entre qualquer pessoa no mundo. O que quero dizer com isso? Se em nossa rede de amigos temos 200 pessoas e se fazemos a comunicação correta do nosso trabalho, logo você poderá ter, pelo menos, 6x mais pessoas falando sobre você.O caso aqui nem é estatística ou matemática (porque sou de humanas, né, rs), mas é uma forma de te mostrar que você pode aproveitar melhor quem está do seu lado.Peça para seus amigos, sua família apoiarem seu trabalho. Use eles como exemplos, nos ensaios, faça negócio com quem você acredita. Isso tem muito valor! <3Seus amigos vão te dar maior liberdade. Eles te conhecem há séculos e isso dá a confiança de você falar pra eles: "Mano, eu vou fazer isso, topam?". E eles vão ter que topar, ahahaha!Você poderá conversar com eles e, até quem sabe, desengavetar algum projeto que tenha em mente. Usá-los mesmo para o bem da sua fotografia e do seu negócio.Use-os para divulgação. Fez um trampo com eles? Um casamento? Peça pra eles divulgarem em tudo é canto. Eles podem acessar seu site e mandar os links pelo WhatsApp, compartilhar no Facebook e postar no Instagram. Enfim… Usar as redes deles.Você vai ver que isso vai ser até natural, mas não custa pedir. Eles também têm o potencial da indicação boca a boca, que sempre dá muito certo.Isso tudo é simples, mas precisa de organização e empatia pra ser feito. As pessoas - seja sua família ou seus amigos - precisam se sentir parte do que você está fazendo, pra ser gostoso de eles falarem de você.Além de eles curtirem seu trabalho - seja pela estética, composição, tratamento, momentos… - eles também precisam curtir esse momento após, quando você vai entregar o trabalho pra eles.Desde a entrega virtual, na seleção e aprovação de fotos (eu eu faço com o Alboom Proof) e na entrega do álbum físico. É essa experiência que se soma às fotografias em si.Bom, vou compartilhar mais alguns casamentos que eu fiz de amigos:Andreia + Thiago - estudei com a Deia a vida toda e o casamento foi em Jaú - SPMarcela + Piuk - foi um casamento animal na praia, em Toque Toque Pequeno, litoral de SP.Tati + Mada - conheço o Mada desde meninno, o casamento foi aqui em Jaú - SPEspero que curtam as fotos e o texto. Logo trago mais histórias com umas dicas embutidas por aqui.

Valeuuu! Ahhh, agora tô firme e forte lá no Pinterest. o/Rafael Bigarelli, Fotógrafo de Casamentoscontato@rafaelbigarelli.com.br#destinationwedding 

31 Mai 2019

Por que fotografar o casamentos dos amigos é tão poderoso?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

business para fotógrafos casamento em SC casamento no campo como aproveitar as relações para negócios dicas para fotógrafos

Quem viu também curtiu

15 de Set de 2020

Casamento fora da caixa: Ideias incríveis e nada convencionais para o grande dia!

09 de Set de 2019

O que é o Ensaio Trash The Dress? Descubra se ele é pra você

17 de Mai de 2019

Casamento na praia de Maresias - SP