24/05/2019 às 00:05 Histórias de Fotógrafo

Histórias de Fotógrafo: experiências e dicas, dos EUA à Portugal

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Experiências de ensaios fotográficos com clientes no exterior Dicas para fotógrafos se posicionarem na internetEaí, galera!? Beleza? Eu tenho vivido umas coisas muito iradas e pensei: cara, por que não compartilhar isso com as pessoas? Tanto a ver com a fotografia, quando aprendizado de vida, de negócios. Uma mistura que traz muita experiência!Tem coisas massas que vou começar a contar por aqui no blog que acontecem na minha vida, na carreira, tanto do aspecto de fotógrafo, como empreendedor… Que é uma parada muito louca e que nos traz uns insights da hora. Então, tanto noivas, amigos e outros colegas de profissão podem ler e a gente vai trocando uma ideia legal sobre essas oportunidades que aparecem na vida. Hoje vou contar a minha saga das últimas semanas, que se a gente juntar tudo, dá mais de um mês de viagem.

Segunda vez em Tampa, FlóridaHá algumas semanas eu estive em Tampa, na Flórida - EUA. Fui fotografar essa família incrível pela segunda vez. Da primeira vez, a Stella estava ainda dentro da barriga da Nina.Agora a Stella já está com um ano e 6 meses e tinha mais bebê chegando por aí. Eu fiquei essa semana toda com a família da Nina e do Marcinho, que largaram a vida aqui no Brasil para começar nas terras americanas.Eles viajaram, gostaram de lá e se planejaram para fazer a mudança. Eu conheci a Nina porque ela também é fotógrafa. Ela fez meu workshop em 2015 (vai vendo como o tempo voa, rs). Esse curso foi no Rio de Janeiro, na época. Ela já admirava muito meu trabalho e nós criamos uma amizade muito forte desde lá.Aí quando ela engravidou e queria ter fotos desse momento, me chamou e eu, claro, voei até lá pra fotografar esses queridões. 

Essa semana que eu passei com eles foi justamente a semana que ela estava esperando o bebê nascer. Fiquei acompanhando esses momentos de ansiedade: ela começou a sentir contrações, fui junto com ela no hospital, ficamos lá 5 horas e não nasceu. hahaha! Acredita nasceu quando eu cheguei no Brasil?Mas pra garantir fotos de toda a família, já tá combinado: ano que vem volto para fotografar todos eles, agora com o novo integrante dessa família linda.De volta à terras dos canáriosFoi animal, cheguei no Brasil e pah! Fui direto para uma bateria muito massa de reuniões que envolvem a Alboom. Pra quem não sabe sou um dos fundadores e diretores da Alboom, plataforma de soluções de website, vendas e produtividade.Pra você ter uma noção, meu site e tudo que uso para meus clientes selecionarem as fotos e gerenciar meu negócio são da Alboom. Nessa semana de volta ao Brasil, a Alboom saiu em vários dos principais veículos de comunicação do Brasil. A gente está na lista das 100 Startups To Watch!! Muito orgulho!Dá uma olhadinha aqui pra ver os detalhes.  

Já com os portugasDepois de uma semana vim para Portugal, onde estou agora. A Alboom está já em mais de 60 países espalhados pelo mundo e aqui na Europa temos feito um trabalho muito intenso. Encontrei muitos grandes amigos e todo o pessoal da Dreambooks Pro, que são parceiros da Alboom na Europa.Palestrei no Meet Up e também no Alboom Road Show Portugal. Estamos fazendo esse movimento em Portugal porque queremos revolucionar a maneira como os fotógrafos portugueses apresentam o seu trabalho. Além disso, também dar potência e agilidade para uma nova maneira de lidar com todo o fluxo de trabalho.Como fotógrafo e empreender, quero que esses profissionais sejam mais valorizados e tenham mais tempo para fazer aquilo que amam. Por isso, minha palestra foi sobre como posicionar seu trabalho no Google, usando as ferramentas da Alboom.Embora esse processo seja algo ainda difícil para alguns profissionais, pode ser muito mais simples de ser feito. Quero dar algumas dicas sobre esse assunto, que foi o tema que falei no palco em Portugal.A palestra em Portugal foi sobre como se posicionar no Google, usando as ferramentas da Alboom. Eu vou dar um resumão de coisas muito importantes:- Divulgação do trabalho na web;- Ranqueamento no Google;- Fidelização dos seus clientes em todo o processo;- Gerenciar o negócio, financeiro, fluxo de forma profissional.1. Faça a apresentação do seu trabalho no website + redes sociaisPor mais que seja uma tarefa que é até óbvia para quem quer vender seu serviço, muitos profissionais não chegam a fazer o básico. E o que é o básico, Rafa? É postar seu trabalho em seu próprio website e depois compartilhar e divulgar nas redes sociais.Ter seu site é ter seu endereço único na internet, assim você não depende só das redes sociais e das suas frequentes mudanças. No Alboom Prosite, dá para criar seu site rapidão, mesmo você não tendo muito (ou nada) de conhecimento de design e programação. Nossa ideia é de facilitar ao extremo.Aí, você conecta às rede sociais e programa sua semana para postar seus trabalhos. Os resultados dos clientes que fazem a divulgação como recomendamos é muito massa! Muito resultado forte, de geração de negócios e contratos. [Ah, sobre redes sociais: cada uma tem sua peculiaridade, vale ler mais e testar as redes que fizerem sentido para você]2. Use as ferramentas que estão na sua mão para posicionar no GoogleLá dentro do website tem algumas ferramentas que são bem intuitivas de serem usadas para você conseguir ranquear melhor na web. Quando for publicar um novo trabalho, escreva sobre ele pensando em palavras-chave. [essa dica é a que você sempre tem que ter em mente: pensar nas palavras que seu público buscaria]Como trabalhamos com fotografia, você também vai fazer a descrição das imagens. Isso porque o Google não lê as imagens em si, mas os textos que vão descrevê-las. Esse texto também precisa conter as palavras-chave, mas realmente ser uma descrição do que está rolando na foto.Outra sacada é de usar o item Cresça seu Negócio, lá no Prosite. Tem uma aba que se chama SEO é onde você configura o texto que irá, de fato, aparecer no Google quando seu site for buscado.3. Trabalhe muito o seu contato com o cliente, a fidelizaçãoEssa é uma das coisas que mais comento: desde os primeiros contatos com o cliente, desde a entrega do trabalho.Particularmente, eu faço um trabalho de processo online com o Alboom Proof, que me permite disponibilizar a seleção e aprovação de fotos e álbuns para os clientes. Para a fidelização, tudo que envolve o que você promete e o que você entrega, é muito importante.Ter essa conexão real com os seus clientes e deixar eles felizes tanto no dia do evento em si, quanto antes e depois. Uma coisa que tenho usado muito é disponibilizar o design dos álbuns para clientes, mesmo quando eles não necessariamente compraram no contrato.Penso que é uma forma de aproveitar as fotos que fizemos e apresentar para eles a minha forma de contar a história daquele casal. Faço isso com o Designbox.4. Gerencie profissionalmente seu negócioPra finalizar e talvez como item até mais importante desse resuminho de dicas é o gerenciamento completo do seu negócio: desde colocar os contatos em um mesmo local, criar fluxos de e-mails, fluxo financeiro, etc.É um processo que precisa ser feito, especialmente quando você já está há alguns anos na fotografia, sente que as informações tendem a ficar perdidas e nos confundimos no processo financeiro. Eu uso o Alboom CRM, que outros milhares de profissionais também usam.

A Nina e o Marcinho são tão amigos meus que são clientes fieis, rs. Ano que vem volto para os EUA. Irei fotografá-los pela terceira vez. 

Claro que eu fui super rápido e realmente é um resumo pra você ter uma noção de como tem coisa massa para a gente ver nessas palestras. Logo vamos falando mais e sempre rolam lives de conteúdo lá no Facebook da Alboom também.Cara, é isso, esse post é um pouco do que sou somado um pouco das minhas experiências. Nunca somos uma coisa só e essa é a graça da vida.Eu vou continuar compartilhando dicas, experiências e histórias com vocês. Me falem se estão curtindo!

Um abraço!! 

Rafael Bigarelli, Fotógrafo de Casamentoscontato@rafaelbigarelli.com.br#destinationwedding 

24 Mai 2019

Histórias de Fotógrafo: experiências e dicas, dos EUA à Portugal

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