Imagem capa - FOTOGRAFIA E CONTRASTE: CRIE DESTAQUE NA IMAGEM por Rafael Bigarelli
Dica de fotógrafoHistórias de Fotógrafo

FOTOGRAFIA E CONTRASTE: CRIE DESTAQUE NA IMAGEM

Contrastes na fotografia criam composições que impressionam!




Se você pensa que contraste na fotografia, é fazer uma foto onde as sombras fiquem super escuras e as partes claras mais realçadas, sem muitos detalhes na imagem. O contraste é uma técnica visual que é excelente na hora de composições impressionantes! Nossos olhos, naturalmente, são guiados para áreas com maior contraste. Enxergar contrastes nos permite distinguir formas, cores e texturas, fazendo com que enxerguemos os objetos e formas simples de uma forma mais interessante e criativa. 


Uma fotografia com os elementos de contraste não passa despercebida pelos nossos olhos! Chamam atenção e gravamos aquela imagem com mais nitidez e facilidade! 


Existem diversas técnicas e jeitos para criar mais contraste na foto. Mas é super importante iniciar em uma foto onde a exposição seja ajustada de uma maneira que já crie um contraste naturalmente.


Claro que a pós produção faz toda diferença, você pode continuar esse processo quando for editar a sua foto. 


O que vamos ver nesse post: 

• como e onde compor contrastes
• como ajustar a câmera
• ferramentas para criar contraste
• ideias de fotos com contraste


 FOTOS COM CONTRASTE


Contraste Eduardo e Monica


COMO E ONDE COMPOR CONTRASTES


Uma maneira de criar o contraste é na hora de fazer a foto! Lugares com muita luz, principalmente dias ensolarados, pois assim espaços com sombras podem ser encontrados mais facilmente.


Procure espaços que façam parte da composição da sua foto. A luz pode ser direta ou indireta em seu objeto. E também, você pode optar em deixar partes da foto com ou sem luz. 


Nas fotos abaixo tem alguns exemplos para visualizarmos a ideia. Basicamente você deve procurar uma mistura de luzes e sombras, partes escuras e claras, e tentar compor de forma que fique claro a sua intensão.



foto com contraste



 FOTOMETRE NOS REALCES (LUZES ALTAS) 


Agora, uma das partes importantes na fotografia! Para ter contrastes em sua foto, na hora que for fotografar, você deve fotometrar nas áreas mais claras, dessa forma sua câmera vai entender que a luz correta é a luz mais clara.  (No celular, é só tocar na tela.)


Depois, está feito! Você fez uma foto com contraste. Nas fotos abaixo tem alguns exemplos feitos em diversas câmeras. 




foto com contraste






foto com contraste



FERRAMENTAS PARA CRIAR CONTRASTE NA PÓS-PRODUÇÃO


Contraste Eduardo e Monica

Você pode fazer alguns ajustes na pós-produção da foto, tanto para acrescentar mais contraste ou até mesmo tirar, existem ferramentas que vão te ajudar a visualizar a quantidade de contraste que você quer na suas fotos. Essas ferramentas são facilmente encontradas em programas de edição de imagens como, Lightroom, Photoshop, Capture One, e outros. Também nos aplicativos de celular para edição de fotos como Lightroom Mobile, VSCO, e até mesmo no próprio editor de imagem do celular.


1. EXPOSIÇÃO

A exposição vai alterar a luz inteira da foto, desta forma é melhor ajustar a exposição na hora da fotografia. Na maioria das vezes, para se ter contraste, deve-se diminuir a exposição. E é claro, sempre veja depois da foto feita se você chegou no resultado esperado. 

2. CONTRASTE

Essa ferramenta é uma boa opção para você ajustar de forma mais adequada a sua foto para alcançar o contraste esperado. O contraste rapidamente separa os tons da sua foto, dando mais realces a partes mais claras e tons mais escuros em áreas mais escuras, apenas justando para um lado ou para outro.

3. REALCES

Essa ferramenta ajuda você a recuperar detalhes em áreas de muita luz e que podem ter perdido informação visual na hora que você fotografou. Ajustar os realces ajuda ainda mais a dar mais contraste as fotos. 









foto com contraste




O contraste é um dos elementos básicos na fotografia! Entender isso é crucial para ter boas fotos. Resumindo, contraste é a escala da diferença entre preto e branco nas suas fotos. 


O nível de contraste em uma foto, pode afetar o humor, a quantidade de detalhes, a quantidade de saturação na cor, e também, pode ser usado para realçar contornos e formas! 


Explore ao máximo dos contrastes, eles transformam a fotografia! 



Valeuuu!



Rafael Bigarelli
Fotógrafo de Casamentos

@rafaelbigarelli
contato@rafaelbigarelli.com.br