Casamento na praia: Tudo que você precisa saber para o grande dia! 

5058
8min de leitura

Casamento na praia é o sonho de muitos casais, a dúvida é: Por onde começar?

Mas aí você deve estar se perguntando; O Bigarelli, fotógrafo, como ele vai me dar dicas sobre organização de casamento?

Confia que é sucesso! Hahahaha!

Aqui conta a experiência! Foram tantos casamentos na praia que tô careca de saber várias coisas importantes que podem fazer uma puta diferença para você!

O que vamos ver neste post?

  • Quanto custa casar na praia
  • Quais as melhores épocas para casar na praia
  • Quais as melhores praias para casar
  • Como encontrar os fornecedores ideais
  • Como se preparar para o grande dia
O casamento da Maedra e do Vitor aconteceu no Hotel Costa Verde, em Caraguatatuba-SP

Quanto custa casar na praia?

A grande dúvida dos casais é: Quanto custa realmente se casar na praia, ou então se casamentos na praia tem um valor mais alto que na cidade.

Esta é uma questão muito importante de colocar no papel se você está pensando em se casar com o lindo mar ao fundo como cenário!

A Bruna e o Victor casaram em Toque-toque Pequeno, São Sebastião - SP

Já preciso te adiantar que existem casamentos de todos os valores, tudo depende do local escolhido, número de convidados, fornecedores contratados e outros detalhes.

Antes de mais nada, defina o seu orçamento, qual o estilo do casamento e o que planejam para o grande dia.

Outro ponto importante pra se pensar no orçamento, é que o casamento na praia tem sim, uma logística diferente, requer mais atenção na organização para que dê tudo muito certo.

A Pati e o Stav casaram na Praia do Pernambuco, em Guarujá - SP

Quanto custa casar na praia: o que levar em consideração?

  • Muitos fornecedores não são locais, sendo assim é preciso calcular o deslocamento deles.
  • Por ser um casamento que geralmente começa mais cedo (por volta das 16h), a montagem começa no dia anterior, ou seja, toda a mão de obra dura cerca de três dias por causa da desmontagem. Isto entra no custo de cada fornecedor.
  • Muitos profissionais precisam de deslocamento e estadia (como os fotógrafos, cinegrafistas e assessoria), este custo geralmente fica por conta dos noivos.
  • Cobertura ou tenda: é sempre ter um plano B ou contratar uma cobertura, caso a chuva venha. Um detalhe que muitos casais acabam esquecendo na hora de fechar o espaço.
  • Transporte de convidados: Muitos casais contrataram o serviço de van quando o local do casamento não é muito perto de onde os convidados estão hospedados.
Casamento da Cláudia e do Kyle na Ilha do Mel - PR

Se a cerimonia for pé na areia, dependendo da praia, é necessário uma liberação da prefeitura. Ou seja, há uma taxa que precisa ser paga e o valor será correspondente ao tamanho da área a ser utilizada.

Estes são alguns dos detalhes que todo casal precisa estar ciente sobre quanto custa casar na praia. O valor do casamento em si será o mesmo, bem como se você escolher se casar na cidade, no campo ou no litoral. Mas esta logística é que difere um pouco, e consequentemente tem um custo adicional.

O casamento da Paula e do Gabriel foi na Praia do Arrastão, em São Sebastião - SP

Quais as melhores épocas para casar na praia?

Ter consciência das melhores épocas do ano para um casamento na praia é mais que necessário! Pois mesmo nas épocas mais indicadas, ainda existe risco de chuva e vento, por exemplo. ;)

Pensa comigo; um cenário sensacional, você idealizando o dia dos sonhos e:

  • chuva
  • trânsito
  • praia fechada
  • muita gente
  • chuva e frio
  • mais turista

Eu troquei uma ideia com a Paula Rauch que é uma super parceira minha em muitos casamentos. Ela assessora de eventos, especializada em casórios na praia!

Segundo a Paula; "O primeiro passo é escolher a data e o local. Prefira os meses ideais para os casamentos na praia. Tente não escolher a alta temporada que é dezembro e janeiro, pois tudo tende a ser mais caro. Além de que o acesso é mais complicado, tem muito trânsito e muita gente. Eu particularmente gosto muito do outono porque tem uma luz maravilhosa. Esses meses são de maio e junho."

A Paulinha e o Alemão casaram em Camburi, São Sebastião - SP

E a locação, como decidir?

"Já sobre o local, você pode escolher algum que já tenha a hospedagem, no qual o casamento dura o fim de semana inteiro. Pode ser uma casa que tenha estrutura ou espaços que já tenham uma cobertura e cozinha. Quando você já tiver escolhido a assessoria para o seu casamento, tudo fica mais fácil, porque ela vai atrás de orçamentos e de fornecedores da região pra você. O ideal é começar essa pesquisa um ano antes, porque alguns profissionais só conseguem pegar um casamento por final de semana, como foto, vídeo, DJ, celebrante… Eles geralmente têm uma agenda bastante lotada". Concluiu Paula.

Quais as melhores praias para casar?

Já que estamos falando de locais para casar, a praia escolhida tem grande influência sobre essa decisão!

Um dos locais mais buscados, é a região do Litoral Norte de São Paulo. Principalmente as cidades de Ilhabela e São Sebastião, que são as locações mais desejadas pelos noivos, com praias que contam com espaços e estruturas incríveis para um casamento incrível.

A Leila e o Gu casaram na Fazenda São Mathias em Ilhabela - SP

Os lugares mais procurados nessa região são as praias de Maresias, Camburí, Juqueí e Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião. Já em Ilhabela, as praias do Curral, Feiticeira, Armação e Saco da Capela contam com espaços incríveis para realizar um casamento.

Dá uma olhadinha nesse casamento que rolou em Maresias - SP e neste, na Praia do Curral, em Ilhabela - SP. <3

A Veri e o Fernando optaram pelo espaço Casa de Canoa em Ilhabela - SP

Fora dessa região, tem altos casamentos que rolam no Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Búzio! Se liga no casório sensacional da Tayná e do Nelson que rolou na Praia de Geribá, Búzios - RJ.

A Maedra e o Victor casaram no Costa Verde Tabatinga, em Caraguatatuba - SP

Como encontrar os fornecedores ideais!

O importante aqui, antes de mais nada, é buscar fornecedores que você se identifique com o trabalho e perfil!

Isso vale do espaço até o bem-casado! Defina seus gostos, identidade que mais curte e sobretudo, seu orçamento previsto para o casamento, levando sempre em consideração que existe uma grande variedade de preços entre diferentes profissionais e segmentos.

Uma dica, se algum serviço apresentar um custo muito abaixo em relação a outros cotados, pesquise mais afundo, converse com pessoas que já contrataram este serviço para se garantir! ;)

Um casamento na praia envolve o deslocamento de muitos profissionais, além de preparos mais específicos se a cerimônia for pé na areia, uma boa pedida, é buscar uma boa assessoria de eventos.

A equipe da Aninha Martins realiza casamentos com todo cuidado e dedicação por todo Litoral Norte de SP
A equipe da Aninha Martins realiza casamentos com todo cuidado e dedicação por todo Litoral Norte de SP

Além de organizar, cuidar dos detalhes e entrar em contato com os fornecedores, a assessoria possui um grande leque de indicações para todos os gostos e estilos! Isso facilita em muito a busca pelo fornecedor ideal!

Dicas pra tatuar na testa!!

  • Marque uma reunião, online mesmo! Conheça as pessoas que vão prestar serviços em seu casamento, é um dia importante, conversar e saber quem são os fornecedores faz toda diferença!
  • Cuidado com o "amigo do primo do meu irmão faz"! Amizade é massa, isso ninguém discute, mas fique atenta com favores e ausência de contratos! Se tiver qualquer contratempo, fica muito difícil improvisar no dia!
  • Leia o contrato de seus fornecedores antes de assinar, se não tiver, exija! Quando um evento envolve tantas pessoas e detalhes, essas burocracias são muito importantes!
  • Siga seu coração! O casamento é seu, o que vale é o que você gosta! Claro que sempre queremos agradar familiares e amigos, mas se você curte rock, não faz sentido contratar um grupo de pagode pois sua irmã gosta! ;)
Uma boa música é o coração de uma festa de casamento! Veja vídeos e pergunte para quem já contratou!

Como se preparar para o grande dia!

O ideal é que na semana do casório todos os detalhes já estejam resolvidos e reuniões com fornecedores já feitas!

Contando com a assessoria, questões como decoração e buffet, que envolvem mais tempo de preparo, também estarem previamente decididas.

Pontos importantes, que evitam N dores de cabeça e podem ser resolvidos com antecedência e de forma simples;

Como deixar os convidados à vontade em um casamento na praia?

Pra deixar seu convidados de boas, o primeiro passo é dar opções seguras de hospedagem e translado para eles.

Sabemos que a maioria dos convidados não moram perto da praia, principalmente quando o casamento é no estilo Destination Wedding. Cada praia, cada cidade, oferece pousadas e hotéis com boas opções!

Alguns espaços para o casamento também oferecem hospedagem para os convidados no pacote, como por exemplo o Costa Verde Tabatinga, onde rolou o casamento da Maedra e do Vitor.

Uma outra excelente opção para o casamento e que também oferece hospedagem para os convidados, além de uma estrutura incrível é o Coconut's Maresias Hotel, onde rolou o casamento da Verenna e do Rodrigo!

A Paula e o Gabriel optaram por deixar as madrinhas sentadas durante a cerimônia

Detalhes importantes!

O que vestir - Casamento na praia já foge da ideia tradicional, logo, as roupas também podem ser mais leves e descontraídas.

Geralmente os tons mais claros e leves, além de tecidos fluídos e soltos, fazem a cabeça da galera na hora de se vestir!

Boa parte, se não a maioria da noivas, escolhem vestidos com recortes mais alinhados, rendas românticas e tecidos com caldas leves e esvoaçantes.

Muitos casais colocam cartela de cores, padronizando madrinhas e padrinhos, criando maior harmonia visual, outros optam por casar descalços e deixar ternos e buquês de lado, tem até casais que escolhem casar com roupas mais casuais e abrem mão de padrinhos, tornando a celebração ainda mais intimista.

Decoração - Praia já é um ambiente incrível, que oferece um cenário maravilhoso, a função da decoração em um casamento na praia é valorizar a beleza natural do lugar.

A Mara Perez é decoradora e faz trabalhos maravilhosos em seus casamentos. Sempre valorizando o ambiente e trazendo características únicas de cada casal.

A Bárbara e o Rodolfo casaram no Maresias Beach Hotel, na Praia de Maresias em São Sebastião- SP

Algo importante de se pensar antes de definir cartela de cores e tipos de flores e estilos que quer na decoração, é definir o local do casamento! Por isso é sempre bom visitar o espaço escolhido ou ver fotos e, claramente, contar com o auxílio de sua cerimonial e decoradora!

Flores tropicais e coloridas, folhagens diversas, tecidos crus, ráfia, cestaria rústica, luzes e velas combinam com a praia e a pegada mais leve deste tipo de casamento.

O principal aqui e em todos os pontos levantados é; faça aquilo que você gosta, aquilo que curte, sonha e principalmente, consegue se ver, aquilo que tem sua cara!

O casamento é antes de mais nada, seu dia! Seu momento e sua história com a pessoa que escolheu dividir a vida, não tem como ser menos que especial!

Respeitando seus gostos e desejos, seu casamento tem tudo pra ser incrivelmente único e inesquecível! E claro, resultando em fotos mais que sensacionais! ;)

A Cath e o Harrison curtiram o casório até o final! <3

Acredito que conseguimos ver algumas das ideias mais gerais e pontuais sobre como organizar e por onde buscar informações para fazer seu casamento na praia!

Vai ser incrível poder fazer parte deste dia e fotografar seu casório! É sempre um prazer trabalhar com pessoas alto astral e de bom coração. <3

Valeuuuuu! Se quiser fazer um orçamento e conversar mais sobre a fotografia de seu casamento, fale comigo. :)


@rafaelbigarelli

Fotógrafo de Casamentos 

15 Jan 2022

Casamento na praia: Tudo que você precisa saber para o grande dia! 

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento na praia

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2022

10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding!

06 de Fev de 2022

O que vestir em um ensaio fotográfico?

06 de Fev de 2022

6 praias incríveis para fazer um ensaio fotográfico!