Imagem capa - Casamento na praia, como organizar? por Rafael Bigarelli
Dicas para Casamentos

Casamento na praia, como organizar?


Você deve estar se perguntando: mas o Bigarelli é fotógrafo, como ele vai me dar dicas sobre organização de casamento? Fica tranquila, hahaha!

É que eu já fiz tantos casamentos na praia que tô careca de saber algumas coisas que podem fazer uma puta diferença pra você. Massa, mas e aí, como preparar meu casamento na praia?

Eu troquei uma ideia com a Paula Rauch que é uma parceirona minha em muitos casamentos. Ela é especializada em casórios na praia. Segundo as dicas dela:

"O primeiro passo é a escolha da data e do local. Prefira os meses ideais para os casamentos na praia. Tente não escolher a alta temporada que é dezembro e janeiro, porque tudo tende a ser mais caro. Além de que o acesso é mais complicado, tem muito trânsito e muita gente na praia. 

Eu particularmente gosto muito do outono porque tem uma luz maravilhosa. Esses meses são de maio e junho.

Já sobre o local, você pode escolher 3 opções de locais. Algum que já tenha a hospedagem, no qual o casamento dura o fim de semana inteiro. Pode ser uma casa que tenha estrutura ou espaços que já tenham uma cobertura e cozinha. 

Quando você já tiver escolhido a assessoria para o seu casamento, tudo fica mais fácil, porque ela vai atrás de orçamentos e de fornecedores da região pra você. O ideal é começar essa pesquisa 1 ano antes, porque alguns profissionais só conseguem pegar um casamento por final de semana, como foto, vídeo, DJ, celebrante… Eles geralmente têm uma agenda bastante lotada".

Sobre os locais que eu costumo fotografar bastante no Litoral Norte de São Paulo. É um dos locais mais desejados pelos noivos e as praias rendem festas e fotos ótimas. Mas vou te falar de outros picos incríveis.




Onde fazer casamentos na praia


Os lugares mais procurados nessa região são: Ilhabela, Guarujá, Maresias, Cambury, Tabatinga, São Sebastião, Juqueí, Barracuda, Toque-Toque. Cada praia já tem um aspecto geral nos casamentos que rolam por lá.
Dá uma olhadinha num casamento recente que foi em Maresias - SP e esse no Guarujá. 

Fora dessa região, tem altos casamentos que rolam no Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, no Espírito Santo, já fiz casamentos na Praia do Ebu. Já mais pro sul é bastante popular casar em Floripa, Balneário Camboriú, Bombinhas, Praia do Rosa, Ilha do Mel.  

Subindo pro Nordeste, rola muito casório da hora em Trancoso, Praia do Forte, Praia dos Carneiros, São Miguel dos Milagres, Praia dos Carneiros.

Além de escolher o local pela beleza, pense também nas questões práticas, do tipo: como é pra chegar até o local, quantos convidados você tem, como é o casamento que você deseja. :)




Como deixar os convidados à vontade em um casamento na praia

Esse é um assunto que particularmente me deixa feliz em falar. Eu adoro ver gente feliz!! HAHAHA Brincadeiras à parte, isso é sério. Eu curto muito quando, nos casamentos, a vibe é massa e todo mundo está em sintonia.

Eu faço bastante casamento de brasileiros com gringos e vejo que o principal ponto pra todo mundo ficar à vontade, é de estarem envolvidos, mergulhados mesmo no sonho do casamento dos noivos...

Pra deixar seu convidados de boas, o primeiro passo é dar opções seguras de hospedagem e translado pra eles. A gente sabe que a maioria dos convidados não mora perto da praia, principalmente quando o casamento é no estilo Destination Wedding. Cada praia, cada cidade vai ter alguns bons hoteis pra você cotar.

- Vou falar de alguns que costumo ver a galera se hospedando em Maresias, por exemplo: o  Lauai Cabanas e o  Hotel Maui Maresias. Ah também tem o Maresias Beach Hotel. Veja um casamento que fotografei lá.

- Na Ilha do Mel, por exemplo, tem o Grajagan Surf Resort, o translado da: Transiaak  e táxi náutico da Cotranauta. Dá uma olhadinha no casamento que eu fotografei na Ilha do Mel - PR.

Também vale sempre dar um look no AirBnb, que tem aluguel de temporadas.

O que vestir: noivos e convidados

Caso você já me conheça, sabe que eu não sou a pessoa mais tradicional do mundo, rs Nem que acho que todo mundo precisa fazer tudo igual. Então, vou te falar algumas coisas que vejo os noivos fazendo e recomendando aos seus convidados. Mas se lembre: Vai no coração e faça o seu sonho, isso que mais vale!!



Melhor do que te falar como fazer e como não fazer vou mostrar com fotos:

• Esse casamento rolou em Tabatinga - SP. Não vou totalmente pé na areia, mas a cerimônia foi na praia e as cores dos trajes costumam ser mais claras.

• Aqui, na Ilha Bela, o vestido da noiva já tem outra pegada. Veja aqui.

• Teve esse outro que foi totalmente pé na areia e com um tom mais descolado. Rolou em Punta Cana, na República Dominicana. Você vai ver que a noiva entrou de rasteirinha, super good vibes ;)

• Já esse também foi pé na areia, pé na areia mesmo: noivo e noiva. O noivo teve a escolha de um terno azul marinho e os convidados seguiram em tons mais claros. Rolou na praia da Barracuda, em Toque Toque Pequeno - SP.

Decoração pra casamento de frente pro mar

Eu vou te falar de cara alguns de meus parceiros que estão nas fotos abaixo e que arrasam na decoração de praia. Serve de inspiração pro seu!

Decorações feitas pela arquiteta de festas Mara Perez:



Ah, bacana pensar na decoração na hora de escolher o lugar. Mesmo que provavelmente vá fazer sol (nunca chove nos casamentos que fotografo hahahaha), sempre leve em consideração a área coberta.

Alguns hotéis a beira-mar possuem grandes salões próximos da praia. Isso facilita muito caso haja a necessidade de alocar os convidados em outro local.

Pode ser legal isso pra casos de chuva, um friozinho de última hora e até pra deixar os móveis, comida e tudo arrumadinho. Masssss, muitos casamentos que fiz não tinham essa área e foi lindo também.


O que servir em um casório pé na areia

A recepção varia de acordo com o gosto do casal… Rola bastante peixe, frutos do mar, por obviamente aproveitar a vibe da praia.

Doces também são sempre bem-vindos, mas é preciso atenção com os que levam frutas frescas, para que não azedem, e com os de chocolate, para que não derretam.

Para beber, água de coco, sucos de frutas, refrigerantes e água são boas pedidas. Coquetéis, prosecco bem gelado, whisky, caipirinhas e, clarooooo: cerveja!


Fotos de arquitetura da festa da Mara Perez.



Quais as burocracias pra casar na praia

Muitas praias, principalmente do litoral norte paulista, já contam com fornecedores na cidade, o que acaba barateando o custo para os noivos, que não precisariam gastar com fretes. Entretanto, a festa na orla pode não ser mais em conta do que na cidade, visto que muitas já são suntuosas e não tem mais o clima de luau.

Lembre-se de perguntar pra sua cerimonialista sobre esses trâmites, pra evitar qualquer problema em cima da hora. Alguns hotéis e redes já fazem essas autorizações pros casais.





É isso! Acho que conseguimos ver algumas das ideias mais gerais sobre como preparar um casamento na praia. Vou ficar feliz demais de fotografar o seu casamento num pico desses... É sempre um prazer trabalhar com pessoas alto astral e com coração bom. 


Valeuuu! Se quiser fazer um orçamento e conversar mais sobre a fotografia pro seu casamento, fale comigo. :)

Rafael Bigarelli, 
Fotógrafo de Casamentos
contato@rafaelbigarelli.com.br
#destinationwedding