Imagem capa - O que vestir em um ensaio fotográfico? por Rafael Bigarelli
Ensaio fotográfico Ensaio de casal Dica de fotógrafo

O que vestir em um ensaio fotográfico?

VAI FAZER UM ENSAIO E BATE AQUELA DÚVIDA: O QUE VESTIR NA HORA DAS FOTOS



"Biga, que roupa devo usar para o ensaio?" Essa é uma das perguntas que mais ouço quando marco um ensaio de casal. 



Ter fotos incríveis é o sonho de todo casal, porém, não basta só o ângulo perfeito ou o local ideal, é preciso pensar na roupa que será usada. 


Sempre que rola um ensaio externo, rolam dúvidas, como a escolha da locação até sobre o que vestir e acessórios. Pensando nisso, separei algumas dicas pra ajudar você nessa hora!




O que vamos ver nesse post: 


• Como escolher a roupa para seu ensaio
• Conhecer a locação para suas fotos
• Ideias de combinações em diferentes locações
• Respeite seu estilo

• Círculo cromático: como criar combinações de cores

 






COMO ESCOLHER A ROUPA PARA SEU ENSAIO


Antes de mais nada, é importante escolher roupas confortáveis e que te deixem mais à vontade, além de mostrar sua personalidade. Também é legal se perguntar se a roupa escolhida vai continuar agradando daqui alguns anos. 


E, pensar na locação das fotos, tomando cuidado para não chamar tanta atenção, ou, criam um exagero e confusão visual.  


Para o ensaio não ficar cansativo, o ideal é que você leve até dois looks, a não ser em casos específicos.


Cores sólidas são melhores do que as estampadas quando a ideia é ficar bem nas fotos – mas é bom evitar alguns tons em algumas locações. Pastel muito pálido ou branco podem deixar um efeito lavado, ou, cores escuras em tons terrosos podem "sumir"com você em um ensaio no campo. 



  • Recomendado: Roupas básicas e leves, de cor sólida. As melhores cores são os vermelhos profundos, turquesas e outros tons na família dos azuis e verdes (as famílias de cores mais universais de todas). Verdes ricos e profundos, roxos e azul são todos bons.
  • Cores claras também são super bem-vindas, pois dão um ar mais leve e harmônico em relação as composições que serão feitas no ensaio.

  • Não recomendado: Roupas com estampas exageradas, listras, cores muito escuras, números ou palavras muito grandes. Esse cuidado serve para que não se tire a atenção principal do ensaio, ou seja, você! ;)



Acessórios

Evite o uso de relógios grandes, joias ou acessórios muito chamativos, principalmente se a locação for no campo ou praia


Estilos de calçados

O conforto também é fundamental aqui. Calçados neutros, sem aplicações ou contrastes de cores. Do mais, todos os tipos são recomendados. Caso você queira usar salto alto, considere a locação (caso o ensaio seja realizado no campo ou qualquer outro local que dificulte o seu deslocamento).





O VESTUÁRIO PARA HOMENS


Evite usar camisetas ou camisas pólo com logos e marcas, isso acaba desarmonizando do ambiente e da noiva. Estampas e listras coloridas também devem ser evitas, não geram uma boa harmonia visual. Se o dia estiver quente, pode optar por uma pólo lisa. Caso seu estilo seja mais despojado, escolha uma camiseta lisa que pode ser usada com uma camisa xadrez aberta. Se você for mais clássico, uma camisa de manga comprida com uma cor que você goste é uma boa. 


O mais importante é que as roupas do noivo sejam do mesmo estilo que as da noiva, e isso não quer dizer que devem usar cores iguais. ;) 






Para não ter erro, aposte em tons claros e lisos, evite bermudas jeans, e se usar jeans, que seja calça.


Mais uma vez, o segredo é que você escolha uma roupa em que fique confortável, pois isso pode ser claramente percebido nas fotos! Confira mais alguns looks que ficam bem massa para seu ensaio.





CONHECER A LOCAÇÃO PARA SUAS FOTOS


O ideal, é que a locação para as fotos seja um lugar que já conhecido. Assim fica mais fácil adaptar as  roupas  com o ambiente.


Saber as características da locação é importante, pois "achar" que sabe como o é lugar pode trazer surpresas desagradáveis e, no final, influenciam no resultado das fotos. Se o ensaio dos sonhos for em uma locação que você não conhece, pesquise imagens do espaço e peça conselhos ao fotógrafo. ;) 

 

"Mas um amigo disse que é bom para as fotos"

 

Lembre sempre que o olhar do profissional é diferenciado, ele enxerga elementos e situações que o cliente não observa. Conte com seu fotógrafo, pode valer muito para ajudar em sua escolha.






IDEIAS DE COMBINAÇÕES EM DIFERENTES LOCAÇÕES 


O segredo aqui é harmonia, isso pesa muito na hora de decidir  o que vestir em um ensaio fotográfico. As cores claras valorizam o céu azul, a vegetação verde e te coloca em destaque nas fotos. Considerando também que é mais leve visualmente, logo, a chance de ficar harmonioso é muito maior.


Evite roupas pretas em lugares como parques e cachoeiras. Outro ponto importante; lugares escuros e lugares claros. Se sua locação for em um ambiente mais escuro, opte por  roupas claras,  e lugares muito claros requerem roupas que criem maior contraste. 


Sempre ter equilíbrio e harmonia entre as cores. Evite "coloridão" em lugares que já têm muita cor, pois pode bagunçar sua mente e dar uma sensação de ter algo errado quando você olhar para as fotos.






Se as fotos forem a luz do sol, em um ambiente relacionado à natureza, evite roupas muito escuras em tons terrosos, florais grandes e estampas com muito contraste de cor. 


O mesmo vale para a praia! Pense na leveza e tons suaves do céu, mar e areia e crie um look igualmente leve e fluido. 


Se as fotos forem em ambientes urbanos, onde existe toda composição visual de construções, geometrismo e tons de cinza, estampas pequenas em tons monocromáticos e em padrões repetitivos são uma escolha para criar texturas em relação ao ambiente. Mas cuidado com o exagero aqui também!






P.S, Levar o dog  em ensaio na praia é muito massa! ;) 



Tenha em mente: A locação onde irão rolar as fotos impacta diretamente nas roupas que você deve escolher.


Eu curto muito que minhas noivas usem tons que contrastem com o espaço, como tons de magenta e vermelho para fotos no campo, onde a predominância são tons de verde. Também acho incrível tons suaves e vestidos fluidos com texturas no próprio tecido, criando relevos suaves e dinamismo na foto! :) 






Se você curte algo mais neutro, o cinza é a melhor opção, até melhor que o preto. Outras ideias são os rosas vibrantes e corais, que também costumam cair bem para todos os tipos de pele e refletem de um jeito bacana nas fotos.






RESPEITE SEU ESTILO


O mais importante de tudo, é manter seu estilo e personalidade na hora de se vestir. Se você, por exemplo, não gosta de usar vestido, não vai ser no momento das fotos que vai usar! O motivo é muito simples, você pode não se identificar, acabar não curtindo e se frustrar com o resultado das fotos. :/  


Então, seja você, essa é sua melhor versão. <3


Mas não precisa chutar o balde e usar camisa de time de futebol por exemplo. Hahahaha 

Algumas roupas não mostram nossa identidade e sim os laços pessoais e gostos. No ensaio do casal, as roupas devem representar ambos e não o gosto pessoal de cada um. (a não ser que a história tenha alguma ligação com o time e/ou estádio do casal)


Este exemplo também serve para grupos culturais de qualquer tipo, ou evento que uniu o casal e faz parte de sua história.







CÍRCULO CROMÁTICO: COMO CRIAR COMBINAÇÕES DE CORES






Combinação complementar


Cores complementares, são cores que estão em lados opostos no círculo cromático.

Esse esquema de combinações funciona muito bem quando você quer que as cores criem um efeito de vida, energia e principalmente quando você quer alcançar o máximo de contraste visual.





Combinação análoga


Utilizando esse esquema você pode combinas de duas até cinco cores (porém o ideal é utilizar de duas até três), que são próximas uma das outras. Isso cria uma impressão de calma e uniformidade.





Combinação  tríade - Cominação entre três cores


Está é uma combinação de três cores que estão equidistantes uma das outras dentro do círculo, produzindo um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia. Esse tipo de composição cria uma sensação “vibrante” mesmo quando utilizado cores claras e sem saturação.





Combinação complementar dividida


Está é uma variação da combinação de cores complementares. Neste caso, você escolhe uma cor primária e duas cores complementares. O efeito criado por esse esquema tem mais contraste, porém é um pouco menos intenso.





Combinação em retângulo 


Neste caso basta utilizar uma cor primária e duas cores complementares, além de uma cor adicional que acentua as demais.





Combinação em quadrado


Utilizando uma combinação de quatro cores equidistantes uma das outras, neste caso os tons diferem uma das outras, mas também são complementares. Isso cria um efeito de dinâmica, vividez e “diversão”.





MAS E AGORA, BIGA? COM TANTAS OPÇÕES, O QUE USO NO MEU ENSAIO?


Se ainda rola dúvida e insegurança, aposte no bom e velho básico! Todo mundo tem uma peça coringa no armário, aquela roupa que curte e se sente bem. Só vestir e bora ter fotos incríveis! <3






Veja aqui mais algumas combinações de cores: 


  • Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto;
  • Bege: Combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco;
  • Cinza: Combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul;
  • Rosa: Combina com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro;
  • Fúcsia (rosa escuro): Combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom;
  • Vermelho: Combina com amarelo, branco, fulvo, verde, azul e preto;
  • Marrom: Combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante;
  • Laranja: Combina como ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto;
  • Amarelo: Combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto;
  • Verde: Combina com marrom dourado, laranja, verde salada, amarelo, marrom, cinza, creme, preto e branco creme;
  • Ciano: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo;
  • Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco;
  • Preto: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde, branco, vermelho ou amarelo.




E agora que você se tornou expert em combinações de roupas  e quiser aproveitar esses dias lindos que estão rolando, já entra em contato comigo por aqui pra gente trocar uma ideia e fazer um ensaio! <3


Espero que tenha curtido as dicas!

Valeuuu!


Rafael Bigarelli
Fotógrafo de Casamentos
contato@rafaelbigarelli.com.br

@rafaelbigarelli