O que vestir em um ensaio fotográfico?

56041
10min de leitura

VAI FAZER UM ENSAIO E BATE AQUELA DÚVIDA: O QUE VESTIR NA HORA DAS FOTOS

"Biga, que roupa devo usar para o ensaio?" Essa é uma das perguntas que mais ouço quando marco um ensaio de casal. 

Ter fotos incríveis é o sonho de todo casal, porém, não basta só o ângulo perfeito ou o local ideal, é preciso pensar na roupa que será usada. 

A Isa e o Roberto em um estilo mais clássico, contrastando o branco com azul marinho

Sempre que rola um ensaio externo, rolam dúvidas, como a escolha da locação até sobre o que vestir e acessórios. Pensando nisso, separei algumas dicas pra ajudar você nessa hora!

O que vamos ver nesse post: 

• Como escolher a roupa para seu ensaio

• Conhecer a locação para suas fotos

• Ideias de combinações em diferentes locações

• Respeite seu estilo

• Círculo cromático: como criar combinações de cores

A Flávia e o Ricardo criaram um contraste bem bonito entre o magenta e verde menta

COMO ESCOLHER A ROUPA PARA SEU ENSAIO

É importante saber que as roupas e suas cores influenciam totalmente no resultado de suas fotos.

Determinadas cores combinam e contrastam de forma mais harmônica em cada ambiente. Existem cores que também podem "sumir" em determinada locação, por isso é muito importante dar atenção a escolha das roupas e acessórios na hora das fotos! :)

A Paula e o Rafael optaram por um equilíbrio suave para seu ensaio de gestante
As estampas leves em tons monocromáticos criam uma textura legal sem tirar a atenção dos fotografados

Antes de mais nada, você deve escolher roupas confortáveis e que te deixem mais à vontade, além de mostrar sua personalidade. Também é legal se perguntar se a roupa escolhida vai continuar agradando daqui alguns anos. 

E também, pensar na locação das fotos, tomando cuidado para não chamar tanta atenção, ou, criam um exagero e confusão visual. 

Para o ensaio não ficar cansativo, o ideal é que você leve até dois looks, a não ser em casos específicos.

A Amanda e o Afonso usaram roupas de cores sólidas para ter mais destaque nas fotos

Cores sólidas são melhores do que as estampadas quando a ideia é ficar bem nas fotos – mas é bom evitar alguns tons em algumas locações. Cores escuras em tons terrosos podem "sumir"com você em um ensaio no campo, por exemplo. 

A Laís, assim como a Marcela, optaram por estampas pequenas em padrões de cores próximas!

Caso você curta roupas estampadas, opte por padrões e estampas pequenas em tons monocromáticos. Mas se gosta de florais ou estampas maiores, recomendo que use em apenas uma peça, como por exemplo em uma saia ou calça, enquanto a parte de cima seja uma peça lisa.

Tons quentes criam um belo ponto de atenção, ainda mais em contraste com cores frias

Recomendado: Roupas básicas e leves, com uma única cor, buscando contrastes nas roupas do casal. As melhores cores são os vermelhos profundos, turquesas e outros tons na família dos azuis e verdes (as famílias de cores mais universais de todas). Verdes ricos e profundos, roxos e azul são todos bons.

Cores claras também são super bem-vindas, pois dão um ar mais leve e harmônico em relação as composições que serão feitas no ensaio.

A Bruna e o Victor foram na leveza dos tons claros e beges para seu ensaio na praia

Não recomendado: Roupas com estampas exageradas, listras, cores muito escuras, números ou palavras muito grandes. Esse cuidado serve para que não se tire a atenção principal do ensaio, ou seja, você! ;)

Acessórios

Evite o uso de relógios grandes, joias ou acessórios muito chamativos, principalmente se a locação for no campo ou praia

Os acessórios pequenos e mais delicados não criam pontos de atenção desnecessários nas fotos

A praia por ser uma pegada mais leve e fluída pode dar um contraste negativo com grandes acessório ou muito brilho, o mesmo no campo ou cachoeira; o excesso de informações visuais em, folhas, flores, água, pedras, árvores, luzes, diferentes cores e texturas, podem acabar criando um exagero visual na composição!

Estilos de calçados

O conforto também é fundamental aqui. Calçados neutros, sem muitas aplicações, tiras que cortem o tornozelo ou panturrilha e também, ou contrastes de cores muito fortes.

Calçados discretos e confortáveis são uma excelente pedida

Do mais, todos os tipos são recomendados. Caso você queira usar salto alto, considere a locação (caso o ensaio seja realizado no campo ou qualquer outro local que dificulte o seu deslocamento).

O legal é sempre levar o bom e velho chinelo ou um tênis para poder se deslocar com mais conforto pela locação e, botar o salto na hora do clique! ;)

O vestuário para homens!

O básico não tem erro!

Evite usar camisetas ou camisas ou camisetas com logos grandes! Isso muitas vezes acaba desarmonizando do ambiente e da roupa de seu par.

Estampas, florais exagerados, listras largas ou coloridas também devem ser evitadas. Mesmo em um ensaio com a pegada mais informal, não esqueça que o excesso de informações visuais na imagem podem deixar a mesma exagerada e cansativa.

O bom e velho jeans e camiseta que não falham foram a escolha da Léia e do Caetano em um ensaio urbano

Se o dia estiver quente, pode optar por uma pólo lisa, camiseta de malha ou camisa sem manga.

Caso seu estilo seja mais despojado, escolha uma camiseta lisa que pode ser usada com uma camisa xadrez aberta, por exemplo. Se você for mais clássico, uma camisa de um tecido leve e manga comprida com uma cor que você goste, não tem erro. 

Sua personalidade e estilo da locação são fatores importantes na decisão do que vestir

O mais importante é que as roupas do noivo sejam do mesmo estilo que as da noiva, e isso não quer dizer que devem usar cores iguais. ;) 

Um ponto de cor para quebrar a sobriedade do branco pode trazer um efeito legal para as fotos

Para não ter erro, aposte em tons claros e lisos, evite bermudas jeans, e se usar jeans, que seja calça.

Mais uma vez, o segredo é que você escolha uma roupa em que fique confortável, pois isso pode ser claramente percebido nas fotos! Confira mais alguns looks que ficam bem massa para seu ensaio.

na dúvida, uma camisa básica vai muito bem para ensaio no campo ao pôr do sol
Roupas mais confortáveis e descontraídas ficam excelentes em ensaios com uma pegada mais divertida

CONHECER A LOCAÇÃO PARA SUAS FOTOS

O ideal, é que a locação para as fotos seja um lugar conhecido. Você não precisa necessariamente ter ido até o local antes, mas ver algumas fotos ou vídeos para ter uma ideia. Assim fica mais fácil adaptar as roupas com o ambiente.

Se for usar estampas, opte por uma peça de roupa, de preferência a peça de baixo

Saber as características da locação é importante, pois "achar" que sabe como o é lugar pode trazer surpresas desagradáveis e, no final, influenciam no resultado das fotos. Se o ensaio dos sonhos for em uma locação que você não conhece, pesquise imagens do espaço e peça conselhos ao fotógrafo. ;) 

"Mas um amigo disse que é bom para as fotos"

Lembre sempre que o olhar do profissional é diferenciado, ele enxerga elementos e situações que o cliente não observa. Conte com seu fotógrafo, pode valer muito para ajudar em sua escolha.

Roupas leves, de tons claros criam um bonito contraste em ensaios no campo

IDEIAS DE COMBINAÇÕES EM DIFERENTES LOCAÇÕES 

O segredo aqui é harmonia, isso pesa muito na hora de decidir  o que vestir em um ensaio fotográfico. As cores claras valorizam o céu azul, a vegetação verde e te coloca em destaque nas fotos. Considerando também que é mais leve visualmente, logo, a chance de ficar harmonioso é muito maior.

Tons de rosa e magenta criam destaque em locações abertas ou com predomínio de verde

Evite roupas pretas em lugares como parques e cachoeiras. Outro ponto importante; lugares escuros e lugares claros. Se sua locação for em um ambiente mais escuro, opte por roupas claras, e lugares muito claros requerem roupas que criem maior contraste. 

Tons suaves em azul ou verde são uma boa combinação e trazem uma sensação de tranquilidade para as fotos

Sempre ter equilíbrio e harmonia entre as cores. Evite "coloridão" em lugares que já têm muita informação, pois pode bagunçar sua mente e dar uma sensação de ter algo errado quando você olhar para as fotos.

A Pamela e a Claudinha escolheram peças básicas e o contraste entre preto e branco, dando um ar moderno para seu ensaio

Se as fotos forem a luz do sol, em um ambiente relacionado à natureza, evite roupas muito escuras em tons terrosos, florais grandes e estampas com muito contraste de cor. 

O mesmo vale para a praia! Pense na leveza e tons suaves do céu, mar e areia e crie um look igualmente leve e fluido. 

Tons suaves e tecidos leves harmonizam super bem quando o ensaio é na praia

Se as fotos forem em ambientes urbanos, onde existe toda composição visual de construções, geometrismo e tons de cinza, estampas pequenas em tons monocromáticos e em padrões repetitivos são uma escolha para criar texturas em relação ao ambiente. Mas cuidado com o exagero aqui também!

Ensaios urbanos tem uma pegada mais descontraída. As roupas com estampas pequenas criam um efeito legal
Ensaios de gestante ganham leveza com combinações em tons pastel e nude

P.S, Levar o dog em ensaio na praia é muito massa! ;) 

Tenha em mente: A locação onde irão rolar as fotos impacta diretamente nas roupas que você deve escolher.

Eu curto muito que minhas noivas usem tons que contrastem com o espaço, como tons de magenta e vermelho para fotos no campo, onde a predominância são tons de verde. Também acho incrível tons suaves e vestidos fluidos com texturas no próprio tecido, criando relevos suaves e dinamismo na foto! :) 

Se você curte algo mais neutro, o cinza é a melhor opção, até melhor que o preto. Outras ideias são os rosas vibrantes e corais, que também costumam cair bem para todos os tipos de pele e refletem de um jeito bacana nas fotos.

RESPEITE SEU ESTILO

O mais importante de tudo, é manter seu estilo e personalidade na hora de se vestir. Se você, por exemplo, não gosta de usar vestido, não vai ser no momento das fotos que vai usar!

O motivo é muito simples, você pode não se identificar, acabar não curtindo e se frustrar com o resultado das fotos. :/

Então, seja você, essa é sua melhor versão. <3

Mas não precisa chutar o balde e usar camisa de time de futebol por exemplo. Hahahaha 

As roupas podem mostram nossa identidade, os laços pessoais e gostos. No ensaio do casal, as roupas devem representar ambos e a personalidade de cada um, sem fugir do contexto.

Por exemplo, a noiva vai de vestido longo rendado enquanto o noivo usa regata e boné! Ambos são estilos legais, mas que ficam pouco desarranjando quando juntos em uma sessão de fotos.

Também é muito legal pensar em roupas que valorizem algo que tenha sentido para vocês. Como no caso da Yolanda e do Vitor, que curtem muito atividade física e treinam juntos!

Este exemplo também serve para grupos culturais de qualquer tipo, ou evento que uniu o casal e faz parte de sua história.


CÍRCULO CROMÁTICO: COMO CRIAR COMBINAÇÕES DE CORES

Combinação complementar

Cores complementares, são cores que estão em lados opostos no círculo cromático.

Esse esquema de combinações funciona muito bem quando você quer que as cores criem um efeito de vida, energia e principalmente quando você quer alcançar o máximo de contraste visual.

Combinação análoga

Utilizando esse esquema você pode combinas de duas até cinco cores (porém o ideal é utilizar de duas até três), que são próximas uma das outras. Isso cria uma impressão de calma e uniformidade.

Combinação tríade - Cominação entre três cores

Está é uma combinação de três cores que estão equidistantes uma das outras dentro do círculo, produzindo um efeito de alto contraste, porém sem perder a harmonia. Esse tipo de composição cria uma sensação “vibrante” mesmo quando utilizado cores claras e sem saturação.

Combinação complementar dividida

Está é uma variação da combinação de cores complementares. Neste caso, você escolhe uma cor primária e duas cores complementares. O efeito criado por esse esquema tem contraste, porém é um pouco menos intenso.

Combinação em retângulo 

Neste caso basta utilizar uma cor primária e duas cores complementares, além de uma cor adicional que acentua as demais.

Combinação em quadrado

Utilizando uma combinação de quatro cores equidistantes uma das outras, neste caso os tons diferem uma das outras, mas também são complementares. Isso cria um efeito de dinâmica, vividez e “diversão”.

MAS E AGORA, BIGA? COM TANTAS OPÇÕES, O QUE USO NO MEU ENSAIO?

Se ainda rola dúvida e insegurança, aposte no bom e velho básico! Todo mundo tem uma peça coringa no armário, aquela roupa que curte e se sente bem. Só vestir e bora ter fotos incríveis! <3

Veja aqui mais algumas combinações de cores: 

  • Branco: Combina com tudo, principalmente com azul, vermelho e preto;
  • Bege: Combina com azul, marrom, esmeralda, preto, vermelho e branco;
  • Cinza: Combina com fúcsia, vermelho, violeta, rosa e azul;
  • Rosa: Combina com marrom, branco, verde menta, oliva, cinza, turquesa, azul claro;
  • Fúcsia (rosa escuro): Combina com cinza, amarelo amarronzado, lima, verde menta e marrom;
  • Vermelho: Combina com amarelo, branco, fulvo, verde, azul e preto;
  • Marrom: Combina com creme, rosa, verde, bege e ciano brilhante;
  • Laranja: Combina como ciano, azul, lilás, violeta, branco e preto;
  • Amarelo: Combina com azul, lilás, ciano claro, violeta, cinza e preto;
  • Verde: Combina com marrom dourado, laranja, verde salada, amarelo, marrom, cinza, creme, preto e branco creme;
  • Azul: Combina com vermelho, cinza, marrom, laranja, rosa, branco e amarelo;
  • Lilás: Combina com laranja, rosa, violeta escuro, amarelo e branco;
  • Preto: Combina com todas as outras cores, especialmente com laranja, rosa, verde, branco, vermelho ou amarelo.


E agora que você se tornou expert em combinações de roupas e quiser aproveitar esses dias lindos que estão rolando, já entra em contato comigo por aqui pra gente trocar uma ideia e fazer um ensaio! <3

Espero que tenha curtido as dicas!

Valeuuu!

@rafaelbigarelli

Fotógrafo de Casamentos

06 Fev 2022

O que vestir em um ensaio fotográfico?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dica de fotógrafo Ensaio de casal Fotos de casal Rafael Bigarelli

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2022

10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding!

06 de Fev de 2022

6 praias incríveis para fazer um ensaio fotográfico!

15 de Set de 2020

Casamento fora da caixa: Ideias incríveis e nada convencionais para o grande dia!