06/02/2022 às 17:04 Ensaio de casal Dica de fotógrafo

6 praias incríveis para fazer um ensaio fotográfico!

13215
7min de leitura

Seu sonho é um ensaio lindão na praia? Se liga neste post!

Os ensaios na praia são lindos, isso não tem como discordar! O ambiente, a vista, as cores e a energia das fotos à beira-mar são incríveis!

Este tipo de foto desperta além do desejo, dúvida! 

Qual praia escolher para um ensaio fotográfico? E não, praia não é tudo igual! 

Vale buscar dentro das inúmeras alternativas aquilo que você deseja ou não, para suas fotos! Um bom exemplo é querer fotos em um cenário paradisíaco, sem pessoas ao redor e escolher fotografar na Praia de Santos, em Janeiro, às 15h. Não vai rolar! 

Por isso é importante definir o que quer ver em suas fotos, atendendo ao seu gosto pessoal e personalidade! Assim, fica muito mais fácil decidir em que praia fotografar! ;) 

O que vamos ver nesse post: 

• Praia urbana ou isolada: Qual escolher?

• Qual a melhor época e horário para um ensaio na praia?

• Qual o melhor estilo de praia para você!

• Como planejar seu ensaio na praia!

Praia urbana ou isolada: Qual escolher?

Uma questão que pode ser facilmente resolvida! Basta ter em mente os pontos negativos e positivos de cada locação e definir suas prioridades. 

Veja dois exemplos de praias, uma mais isolada, mas de fácil acesso e outra, mais urbana, com maior número de comodidades.

#01 - Mococa, em Caraguatatuba-SP

Uma praia muito tranquila e de fácil acesso pela BR 101, com uma pequena parte de estrada sem asfalto, a Mococa é considerada pelos usuários do Tripadivisor, a N° 1 das praias de Caraguatatuba

A Mococa é uma praia excelente para um ensaio!

Uma praia limpa, sem quiosques, nem construções e com pouco movimento. Um belo cenário para as fotos, com vista para ilhas, muitas árvores, costa rochosa e fora de temporada, quando as praias estão mais tranquilas, as tartarugas ficam bem próximas das pedras. 

Do nascer ao pôr do sol, o visual é incrível! Por isso mesmo, em épocas de temporada e aos finais de semana a praia fica mais cheia de gente. Pelo fácil acesso, amplos espaços para estacionar carros e muitas árvores oferecendo sombra, a Mococa é extremamente convidativa! 

#02 - Massaguaçu, em Caraguatatuba-SP

A praia de Massaguaçu é considerada uma praia urbana bem legal para um ensaio! 

Não é muito convidativa para banhistas, visto que o mar é de tombo e com ondas fortes, mas isso não impede a presença de muitas pessoas em sua orla que é contornada por uma ciclofaixa e pista de caminhada, além de alguns quiosques e também um extenso gramado com espaço para práticas esportivas, que atraí um grande número de pessoas aos finais de semana e feriados.

Por ser uma praia com tantos atrativos, existem inúmera possibilidade de ter fotos diferenciadas, fugindo um pouco da areia e mar como único cenário.

Além das fotos à beira-mar, em Massaguaçu por ser uma praia mais urbana, elementos das construções podem ser facilmente incorporados, dando maior variedade para as fotos!

Jéssica + Thiago | Massaguaçu, Caraguatatuba - SP

Qual a melhor época para um ensaio na praia?

Apesar de ser um destino incrível para ensaios, o Litoral Norte de São Paulo é famoso pelo excesso de chuvas durante boa parte do ano.

 O verão marca os meses mais quentes e chuvosos, com temperaturas máximas de até 30ºC entre dezembro e março. 

A boa notícia é que, nesse período, o mar costuma ser mais calmo, quente e límpido, o que ajuda a deixar a paisagem mais bonita e serve de cenário para belas fotos.

No inverno, as chuvas diminuem muito. Nesse período, o mar costuma estar mais agitado, menos transparente, com temperaturas mais baixas e ondas maiores.

O mês de setembro marca novamente o aumento das chuvas, sendo a primavera, por minha experiência, o período mais chuvoso.

Entre Setembro e Novembro chove praticamente todos os dias, diferente do verão, que as chuvas ocorrem apenas no final da tarde proporcionando dias de sol, as chuvas da primavera são constantes e duram semanas!


#03 - Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião-SP

Toque-Toque Pequeno  é uma praia calma e bem familiar. Mesmo rodeada por casas, o lugar consegue manter a cara de praia deserta, cercada por árvores e pedras. Apesar de quase não ter bares ou quiosques, nas ruas próximas há várias opções de restaurantes. 

Como o nome já diz, uma praia pequena, de boa estensão, com o pôr do sol no mar, o que oferece um cenário privilegiado para as fotos.

A região é excelente para quem busca uma praia tranquila sem perder algumas comodidades das praias urbanas!

#04 - Guaeca, em São Sebastião - SP

Guaecá  é uma praia que consegue manter o ar de praia isolada e tem vegetação ainda bem preservada. 

Distante apenas 11 km do centro de São Sebastião, Guaecá é uma das praias mais tranquilas para quem está hospedado na região. 

A calmaria se deve ao fato de que há poucos quiosques e restaurantes na praia, o que afasta um pouco o público que prefere praias com ampla infraestrutura. O que pode ser uma boa ideia para você, que pensa em descansar alguns dias e já garantir um ensaio fotográfico!

Apesar das comodidades e tranquilidade, Guecá é cercada por casas de condomínios que dão acesso à praia. 


Qual o melhor estilo de praia para você!

Apesar de todas as praias terem características em comum e são essas que atraem as pessoas interessadas em um ensaio, cada lugar tem um estilo. 

Além da praia ser urbana ou mais isolada, o estilo do lugar que escolher precisa ser de acordo com o que você espera das fotos e da experiência! 

Um exemplo, são as praias mais tranquilas e com menos acesso aos turistas, sem guarda-sol e vendedores por toda parte, se este for um ponto que é importante na escolha da praia para suas fotos, fuja das praias mais populares e de fácil acesso, principalmente se optar fazer as fotos durante o final de semana!

#05 - Praia do Português em Ubatuba - SP 

A Praia do Português, também conhecida como Prainha do Félix, muitas vezes passa despercebida pelos turistas, o que é excelente para o ensaio! <3

O lugar é realmente bonito, com uma vista de parte da costa de Ubatuba. A praia do Português é uma pequena faixa de areia que está escondida por uma trilha de pedras à direita da Praia do Félix e é imperceptível para quem não conhece. Sem nenhum tipo de quiosque ou vendedor. 

Este ponto é importante no estilo de praia que você quer para as fotos: O acesso! 

Se topar subir em pedras, fazer o estilo aventura, é uma excelente pedida! Lembrando sempre que em dias chuvosos e de mar mais agitado, este tipo de travessia tem riscos! 

#06 - Praia do Costa em Ubatuba - SP 

Praia do Costa ganhou meu coração!

Pouco conhecida, não tem estrutura comercial em sua orla e o acesso é por uma pequena trilha. Praticamente o cenário daquele filme da Sessão da Tarde!

Fica entre a Praia da Fortaleza e a Praia Vermelha do Sul, e tem um visual incrível!

Sim, o acesso é por uma trilha, é bem tranquila e curta, mas isso não impede que cuidados sejam tomados, como o uso de sapatos adequados ou, roupas que podem arrastar no chão e enroscar em algo.

Além do mar transparente, verde e calmo, a praia tem costas rochosas em suas extremidades, o que também permite um rolê bem legal, observar as tartarugas e claro, fotos sensacionais!

Como planejar seu ensaio na praia!

* Não deixe nada para a última hora!

Planejar e programar tudo em relação ao ensaio facilita muito! Para o ensaio pré-wedding, o ideal é fazer as fotos com quatro ou cinco meses antecedendo a cerimônia. Tem quem curta fazer as fotos faltando poucas semanas para o casório, isso não importa se tudo for previamente planejado e organizado. Grande parte das pessoas que fazem ensaios na praia, precisam viajar e com isso, decidir coisas como hospedagens, locações e datas. 

* Se possível, opte por dias que a praia está mais vazia!

Por mais tranquila e isolada que seja uma praia, tem gente! Nas praias mais urbanas, nem se fale. 

Para o ensaio correr tranquilamente, o ideal é optar por datas fora de temporada e principalmente, evitar finais de semana. (o trânsito é um fator que pesa neste momento) Por isso, vale pesquisar quais são as opções menos frequentadas no local em que você vai realizar as fotos. 

* Prefira roupas leves!

É praia, salto alto e maquiagem carregada não combinam! 

Se você tem dúvidas sobre como se vestir durante o ensaio na praia, se liga neste post onde dou dicas do que vestir em cada tipo de locação, orientado combinações e cores!

* Lembre-se do protetor solar e repelente!

Repelente é indispensável no Litoral Norte! Ainda mais se as fotos forem ao nascer ou, ao pôr do sol. O protetor solar também e item que não pode faltar. Não se engane por dias nublados ou chuvosos, vermelhão e corpo ardendo não vão ser boas experiências do ensaio! 

* Contrate um bom fotógrafo! ;) 

Por fim, o sucesso do seu ensaio depende do profissional que escolher para fazer as fotos. <3 

Agora que você já tem várias opções para fazer seu ensaio na praia, bora trocar uma ideia e marcar uma sessão de fotos bem lindona?! 

;* 

06 Fev 2022

6 praias incríveis para fazer um ensaio fotográfico!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Ensaio de casal ensaio na praia litoral norte-sp praias para ensaios pré-wedding na praia

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2022

10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding!

06 de Fev de 2022

O que vestir em um ensaio fotográfico?

15 de Set de 2020

Casamento fora da caixa: Ideias incríveis e nada convencionais para o grande dia!