Imagem capa - Elopement Wedding: tudo o que você precisa saber! por Rafael Bigarelli
Dicas para CasamentosHistórias de FotógrafoHistórias de Casamentos

Elopement Wedding: tudo o que você precisa saber!

Quando pensa no casamento ideal, você imagina uma cerimônia mais intimista e pessoal?



Se é assim, uma opção incrível é o elopement e também, o mini wedding. 


Todo mundo quer viver uma experiência incrível em seu casamento. O melhor das experiencias que vivemos é quando nos identificamos e nos sentimos livres. 

Com o dia do casamento, isso é essencial! Ainda melhor quando essa experiência for a de ter esse dia tão especial com sua personalidade.

Se você tá comigo nessa paixão por casamentos intimistas, cola comigo e bora mergulhar nesse sonho!

O que vamos ver nesse post: 

• qual o diferencial de casamentos menores
• quais as melhores locações
• como montar sua lista de convidados
• quanto se gasta em um elopement wedding?




O casamento da Débora e do Henrique rolou no salão do prédio do casal. Em São Paulo-SP



Estamos vivendo momentos de grande transformação em todo mundo. Muito cancelamentos e adiamentos de casamentos e celebrações. Eventos com grande número de pessoas podem demorar muito a acontecerem e um opção encontrada pelos casais e profissionais de casamento neste momento tão delicado, mas onde a data especial não quer ser passada em branco, são os Elopement Wedding


Menores e mais restritos que o Mini Wedding, o Elopement um estilo de casamento no qual os noivos são se não os únicos, umas das poucas pessoas que participam da celebração. Geralmente são realizados em locais abertos, distantes ou fora da cidade.







O mercado de casamento cresce constantemente e sempre buscando atender os mais variados gostos e estilos de cada casal. 

O tradicional já não agrada a gregos e troianos e daí veio a motivação por casórios mais criativos, diferentes, cheios de personalidade e inovadores.


Algo que sempre falo; cada casamento é único, toda história é especial e cada momento é importante! Com isso muitos casais estão trazendo sua realidade, sua identidade para uma celebração tão importante.  





A Thais e o Antonio fizeram o elopment wedding em uma cachoeira, na cidade de Torrinha-SP



A Thais e o Antonio é um dos tantos casais que tiveram o casamento remarcado por conta da pandemia. O momento é de recolhimento e cuidado, as grandes celebrações foram adiadas em prol de algo maior. 


Em meio à tantas mudanças, o elopement apareceu com uma proposta simbólica e alternativa, onde as emoções são tão a flor da pele. 







O que era uma única alternativa, logo, pode ser a principal escolha! 


Os casamentos menores vem caindo no gosto dos casais em geral. Muitos clientes que estão me procurando para os próximos anos, já tem em mente um casamento menor, mais intimista, com número reduzido de pessoas e, em algum lugar diferente, ou com significado para o casal. 




Thay e o Gui escolheram Punta Cana como destino para seu elopement wedding. Junto deles, apenas familiares próximos.




Nesse momento além do elpoment, temos o destination wedding no mesmo casamento! <3 


Viajar para um lugar super massa, com as pessoas mais próxima de vocês para ter seu casamento, não tem como a ideia ser ruim.


Só não devemos nos enganar ao pensar que organizar um elopement wedding é uma tarefa mais simples, que não exige tanto planejamento. Como já disse, geralmente este tipo de celebração acontece em lugares diferentes do convencional. Por mais simples que seja, você quer uma decoração, alguém para celebrar sua união, um profissional de fotografia para registrar, um de vídeo para documentar. 


A atenção na organização duplica quando além dos noivos e profissionais envolvidos, o casório conta com alguns convidados! Desde o deslocamento, orientação de acesso, acessibilidade até disposição do espaço, são inúmeras tarefas para se pensar, por isso, não dispense sua wedding planner! Vai por mim, não vale a pena. 




Julys e o Doug optaram por um casamento menor. Alugaram uma casa em Campos do Jordão - SP. Estavam presentes familiares e amigos próximos ao casal.




Poxa Biga, mas como eu escolho a locação e decido quem convidar?



Se você não curte mato e insetos, por mais que ache cachoeira lindo, não seria uma boa ideia! No dia do seu casamento, ficar desconfortável é a última coisa que precisa. 


Pense em seus gostos pessoais, em lugares que gosta de estar, situações onde se sente realmente bem! Eu por exemplo, amo praia, moro na praia e vou me casar na praia. Mas tem gente que não curte areia, sol e mar. E tá tudo bem! 




O casamento da Isa e do João foi no alto de uma fazenda produtora de vinho, onde tiveram amigos e familiares próximos comemorando a união. 




A lista de pessoas também  é um fator muito importante na definição da locação. Um elopmente wedding na montanha não é o melhor lugar para a vózinha carregar as alianças. 


E sim, temos que pensar em nosso convidados, são pessoas importantes que queremos junto de nós nesse dia tão especial. 


Então, comece pelas pessoas que você tem mais proximidade, como por exemplo; pais e irmãos. Agora é com vocês! Tem sobrinhos? Cunhados e cunhadas? Tios? Avôs e Avós? Amigos próximos que não abre mão? 



Dentro do número de pessoas, explore as possibilidades dos locais dentro do seu gosto!



Sylvia e o André fizeram uma celebração intima, no estilo boho no incrível Bistrô Ruella em São Paulo-SP




Mas Biga, quanto eu gasto em um elopement wedding?



Nesse ponto, tudo é uma grande variável. Por exemplo, se a ideia de vocês for um casamento de destino, para algum lugar paradisíaco onde irão celebrar a união sozinhos, com certeza irão gastar menos que um casamento tradicional, com todas as questões protocolares que fazem parte do evento. 


E como os elopement estão em alta, é interessante saber quais os benefício$ deste tipo de casamento. Como a celebração é super curta em relação a um casamento convencional os custos com espaço, decoração, luzes, buffet, etc, são amplamente reduzidos. Mesmo colocando um arco de flores para a celebração e abrindo uma garrafa de champanhe para comemorar, os custos nem chegam perto. 


Se o elopement contar com alguns convidados, será um pouco mais oneroso caso sirvam algum tipo de prato e bebidas. Mas ainda assim, mais econômico. 


Quanto aos profissionais, a maioria das pessoas contratam foto. vídeo, decoração e, wedding planner. Consulte esses profissionais, se eles possuem valores diferenciados e pacotes para atender seu elopement. 



Raíza e o Stéfano foi em uma chácara, onde os noivos e familiares fizeram parte da montagem e elaboração de todo casamento. 


Para finalizar, preciso te dizer uma coisa! talvez nem todo mundo goste dessa ideia. Sua mãe vai fechar a cara e seu pai se trancar no quarto. Suas amigas vão te bloquear no instagram! 


Quando decidir pelo elopement e pelo tipo de celebração quer, com ou sem convidados, use da sinceridade, seja muito transparente e diga às pessoas como será seu casamento, os motivos, seu sonhos para este dia. Quem gosta da gente, apoia e fica feliz com nossa felicidade! <3






Valeuuu! Se quiser fazer um orçamento e conversar mais sobre a fotografia para seu ensaio ou casamento, fale comigo. :)


Rafael Bigarelli
Fotógrafo de Casamentos
contato@rafaelbigarelli.com.br

@rafaelbigarelli