Imagem capa - 5 praias incríveis para seu ensaio pré-wedding!  por Rafael Bigarelli
Ensaio de casal Dica de fotógrafo

5 praias incríveis para seu ensaio pré-wedding!

Seu sonho é um ensaio lindão na praia? Se liga neste post!




Os ensaios na praia são lindos, isso não tem como discordar! O ambiente, a vista, as cores e a energia das fotos à beira-mar são incríveis!


Este tipo de foto desperta além do desejo, dúvida! 


Qual praia escolher para um ensaio pré-wedding? E não, praia não é tudo igual! 


Vale buscar dentro das inúmeras alternativas aquilo que você deseja ou não, para suas fotos! Um bom exemplo é querer fotos em um cenário paradisíaco, sem pessoas ao redor e escolher fotografar na Praia de Santos, em Janeiro, às 15h. Não vai rolar! 


Por isso é importante definir o que quer ver em suas fotos, atendendo ao seu gosto pessoal e personalidade! Assim, fica muito mais fácil decidir em que praia fotografar! ;) 



O que vamos ver nesse post: 


• Praia urbana ou isolada: Qual escolher?

• Qual a melhor época e horário para um ensaio na praia?

• Qual o melhor estilo de praia para você!

• Como planejar seu ensaio na praia!





Praia urbana ou isolada: Qual escolher?


Uma questão que pode ser facilmente resolvida! Basta ter em mente os pontos negativos e positivos de cada locação e definir suas prioridades. 


Veja dois exemplos de praias, uma mais isolada, mas de fácil acesso e outra, mais urbana, com maior número de comodidades. 



#01 - Mococa, em Caraguatatuba-SP


Uma praia isolada e de fácil acesso pela BR 101, com uma pequena parte de estrada sem asfalto, a Mococa é considerada pelos usuários do Tripadivisor, a N° 1 das praias de Caraguatatuba






A Mococa é uma praia excelente para um ensaio pré-wedding!


Uma praia limpa, sem quiosques, nem construções e com pouco movimento.  Um belo cenário para as fotos, com vista para ilhas, muitas árvores, costa rochosa e fora de temporada, quando as praias estão mais tranquilas, as tartarugas ficam bem próximas das pedras. 





Do nascer ao pôr do sol, o visual é incrível! Por isso mesmo, em épocas de temporada e aos finais de semana a praia fica mais cheia de gente. Pelo fácil acesso, amplos espaços para estacionar carros e muitas árvores oferecendo sombra, a Mococa é extremamente convidativa! 



#02 - Massaguaçu, em Caraguatatuba-SP


A praia de Massaguaçu é considerada uma praia urbana bem legal para um ensaio! 


Não é muito convidativa para banhistas, visto que o mar é de tombo e com ondas fortes, mas isso não impede a presença de muitas pessoas em sua orla que é contornada por uma ciclofaixa e pista de caminhada, além de alguns quiosques e também um extenso gramado com espaço para práticas esportivas, que atraí um grande número de pessoas aos finais de semana e feriados.



 

Por ser uma praia com tantos atrativos, existem inúmera possibilidade de ter fotos diferenciadas, fugindo um pouco da areia e mar como único cenário.


Além das fotos à beira-mar, em Massaguaçu por ser uma praia mais urbana, elementos das construções podem ser facilmente incorporados, dando maior variedade para as fotos!



Jéssica + Thiago | Massaguaçu, Caraguatatuba - SP


Qual a melhor época para um ensaio na praia?


Apesar de ser um destino incrível para ensaios, o Litoral Norte de São Paulo é famoso pelo excesso de chuvas durante boa parte do ano.


 O verão marca os meses mais quentes e chuvosos, com temperaturas máximas de até 30ºC entre dezembro e março. 

A boa notícia é que, nesse período, o mar costuma ser mais calmo, quente e límpido, o que ajuda a deixar a paisagem mais bonita e serve de cenário para belas fotos.


No inverno, as chuvas diminuem muito. Nesse período, o mar costuma estar mais agitado, menos transparente, com temperaturas mais baixas e ondas maiores.


O mês de setembro marca novamente o aumento das chuvas, sendo a primavera, por minha experiência, o período mais chuvoso. Entre Setembro e Novembro chove praticamente todos os dias, diferente do verão, que as chuvas ocorrem apenas no final da tarde proporcionando dias de sol, as chuvas da primavera são constantes e duram semanas!


#03 - Toque-Toque Pequeno, em São Sebastião-SP


Toque-Toque Pequeno  é uma praia calma e bem familiar. Mesmo cercada por casas, o lugar consegue manter a cara de praia deserta, cercada por árvores pedras. Apesar de quase não ter bares ou quiosques, nas ruas próximas há várias opções de restaurantes. 


Como o nome já diz, uma praia pequena, com o pôr do sol no mar, o que oferece um cenário privilegiado para as fotos.

A região é excelente para quem busca uma praia tranquila sem perder algumas comodidades das praias urbanas!






#04 - Guaeca, em São Sebastião - SP


Guaecá  é uma praia que consegue manter o ar de praia isolada e tem vegetação ainda bem preservada. 


Distante apenas 11 km do centro de São Sebastião, Guaecá é uma das praias mais tranquilas para quem está hospedado na região. 


A calmaria se deve ao fato de que há poucos quiosques e restaurantes na praia, o que afasta um pouco o público que prefere praias com ampla infraestrutura. O que pode ser uma boa ideia para você, que pensa em descansar alguns dias e já garantir um ensaio fotográfico!


Apesar das comodidades e tranquilidade, Guecá é cercada por casas de condomínios que dão acesso à praia. 



Qual o melhor estilo de praia para você!


Apesar de todas as praias terem características em comum e são essas que atraem as pessoas interessadas em um ensaio, cada lugar tem um estilo. 


Além da praia ser urbana ou mais isolada, o estilo do lugar que escolher precisa ser de acordo com o que você espera das fotos e da experiência! 


Um exemplo, são as praias mais tranquilas e com menos acesso aos turistas, sem guarda-sol e vendedores por toda parte, se este for um ponto que é importante na escolha da praia para suas fotos, fuja das praias mais populares e de fácil acesso, principalmente se optar fazer as fotos durante o final de semana!



#05 - Praia do Português em Ubatuba - SP 


A Praia do Português, também conhecida como Prainha do Félix, muitas vezes passa despercebida pelos turistas, o que é excelente para o ensaio! <3


O lugar é realmente bonito, com uma vista de parte da costa de Ubatuba. A praia do Português é uma pequena faixa de areia que está escondida por uma trilha de pedras à direita da Praia do Félix e é imperceptível para quem não conhece. Sem nenhum tipo de quiosque ou vendedor. 


Este ponto é importante no estilo de praia que você quer para as fotos: O acesso! 


Se topar subir em pedras, fazer o estilo aventura, é uma excelente pedida! Lembrando sempre que em dias chuvosos e de mar mais agitado, este tipo de travessia tem riscos!  






Como planejar seu ensaio na praia!



* Não deixe nada para a última hora!


Planejar e programar tudo em relação ao ensaio facilita muito! Para o ensaio pré-wedding, o ideal é fazer as fotos com quatro ou cinco meses antecedendo a cerimônia. Tem quem curta fazer as fotos faltando poucas semanas para o casório, isso não importa se tudo for previamente planejado e organizado. Grande parte das pessoas que fazem ensaios na praia, precisam viajar e com isso, decidir coisas como hospedagens, locações e datas. 


* Se possível, opte por dias que a praia está mais vazia!


Por mais tranquila e isolada que seja uma praia, tem gente! Nas praias mais urbanas, nem se fale. 

Para o ensaio correr tranquilamente, o ideal é optar por datas fora de temporada e principalmente, evitar finais de semana. (o trânsito é um fator que pesa neste momento) Por isso, vale pesquisar quais são as opções menos frequentadas no local em que você vai realizar as fotos. 


* Prefira roupas leves!


É praia, salto alto e maquiagem carregada não combinam! 

Se você tem dúvidas sobre como se vestir durante o ensaio na praia, se liga neste post onde dou dicas do que vestir em cada tipo de locação, orientado combinações e cores!


* Lembre-se do protetor solar e repelente!


Repelente é indispensável no Litoral Norte! Ainda mais se as fotos forem ao nascer ou, ao pôr do sol. O protetor solar também e item que não pode faltar. Não se engane por dias nublados ou chuvosos, vermelhão e corpo ardendo não vão ser boas experiências do ensaio! 


* Contrate um bom fotógrafo! ;) 


Por fim, o sucesso do seu ensaio depende do profissional que escolher para fazer as fotos.  <3 




Agora que você já tem várias opções para fazer seu ensaio na praia, bora trocar uma ideia e marcar uma sessão de fotos bem lindona?! 

;*