Sessão de fotos: Como se preparar para um ensaio fotográfico!

1207
8min de leitura

Os ensaios fotográficos estão em alta, não tem como negar!

As redes socais estão aí para provar que nossa comunicação está mais visual do que nunca! Desde um simples sorvete até o grande dia do "sim", o registro fotográfico está presente em nosso dia-a-dia.

Queremos e gostamos de fotos, mas não só isso! Queremos e gostamos de boas fotos! :)

O número de pessoas que buscam por fotógrafos profissionais para o registro de um momento especial só aumenta!

Ensaio pré-wedding da Isa e do Ivo que rolou na Praia do Costa, em Ubatuba - SP

Esse registro, que popularmente é conhecido como ensaio, faz parte do nosso cotidiano e as possibilidades de ensaios são infinitas!

Vai casar? Ensaio pré-wedding. Está grávida? Ensaio de gestante. Tá chegando o Natal? Ensaio de família. Nasceu o bebê? Ensaio newborn... E por aí vai!

Da decisão de fazer um ensaio até realmente fazer o ensaio, surgem milhares de dúvidas. (tá tudo bem!) São dúvidas que todos os clientes tem e são dúvidas necessárias, que definem todo o resultado das fotos.

Saber exatamente tudo que envolve e principalmente, facilita e torna a experiência de seu ensaio ainda mais especial, é um mega adianto, fora que evita várias dores de cabeça! ;)

Então, bora?

O que vamos ver nesse post: 

• Como escolher a locação ideal

• Qual a melhor época e horário para um ensaio

• O que vestir em um ensaio fotográfico

• Conheça seu fotógrafo

Ensaio pré-wedding da Bia e do Gustavo em Guarujá - SP

Como escolher a locação ideal?

A rainha das dúvidas na hora de fazer um ensaio fotográfico, é decidir pela locação!

Pensa comigo, são muitas opções, estilos e variações de lugares. O que causa ainda mais dúvida!

Desde as ruas da sua cidade até uma praia no meio do nada. Tudo vai depender de sua disposição, orçamento, gosto e tipo de fotos que deseja!

A Mayara e o Nathan escolheram como locação a faculdade onde se conheceram!

O mais importante nesta escolha é pensar nas coisas que façam sentido para você, nas coisas que gosta, que lhe faz bem e claro, como você gostaria de se ver nestes registros.

Um casal que fez uma escolha da locação baseada no sentido de sua relação, foi a Mayara e o Nathan. Sem praias ou campos verdejantes, eles escolheram a faculdade onde se conheceram, começaram namorar e construíram sua relação, para o ser a locação de suas fotos pré-wedding.

Ensaio da Camila e do Vinicius que rolou na Fazenda Glória em Agudos - SP

Outro exemplo legal, foi o ensaio pré-wedding da Camila e o Vinicius que rolou na tradicional fazenda da família da Camila. Além da memória e do afeto pelo local da infância, a fazenda é uma locação muito massa, com paisagens e cenários muito legais para um ensaio!

Ensaio da Bruna e do Victor que rolou na Praia de Toque-toque Pequeno, em São Sebastião - SP

Uma das locações mais queridas da galera, sem dúvidas, é a praia! <3

Não tem erro, lugar bonito, cenário paradisíaco que pede pra ser fotografado. Essa foi a escolha da Bruna e do Victor!

A praia escolhida foi Toque-toque Pequeno e o ensaio seguiu com aquela vibe leve, gostosa e descontraída do casal, bem cara de praia mesmo!

Ensaio pré-wedding da Thamires e do Ju que rolou na Praia da Mococa, em Caraguatatuba - SP

É lindomaravilhoso sim! Mas como já disse, leve em consideração seu estilo e gostos pessoais!

Não será uma experiência agradável fazer um ensaio na praia porque é bonito ou porque alguém falou, se você não gosta de areia, se incomoda com sol, insetos ou, falta de estrutura!

Neste outro post do meu blog dou todos os detalhes e dicas para um ensaio na praia, como se preparar e o que levar em consideração. Neste outro post aqui, dou dica de praias para as fotos, pois vamos combinar, tem tanta praia que a gente fica mais em dúvida ainda de qual escolher!

O ensaio da Ana Paula e do Mário foi no meio da Av. Paulista!

Agora, se um rolê urbano, com uma pegada mais cosmopolita é a sua, ou, se quer fazer as fotos em sua cidade por ter mais comodidade, ou até, falta de tempo, o resultado é sempre sensacional!

A Ana Paula e o Mário provaram que existe amor em SP com um ensaio lindão que rolou na Avenida Paulista, em São Paulo.

A Ari e o Matheus bem sussa em um ensaio feito em casa!

Já a Ariane e o Matheus foram além de tudo, super práticos! O ensaio pré-wedding do casal rolou no apê em que eles moram e também, no estacionamento do prédio!

Ou seja, as opções de locação para um ensaio fotográfico são infinitas, as ideias então, nem se fale! ;)

Sthepany e o Estevão buscaram na cidade de Bocaina - SP uma cachoeira para seu ensaio no campo!

Uma das locações favoritas para um ensaio, além da praia, sem dúvidas é o campo!

Uma boa pedida, com toda certeza! Cenários muito bonitos, cheios de verde, muitas vezes com serras, montanhas com vistas incríveis!

Mas assim como a praia, é uma locação para se avaliar os pontos positivos e negativos: Não gosta de mato, insetos, subir ou descer em pedras, atravessar por caminhos de terra e até quem sabe, sujar sapatos, roupas e você?

Subir no topo do Pico e entrar em florestas fez parte do ensaio lindão da Rafa e o do Marcelo!

A Rafa e o Marcelo subiram uma mega trilha pra chegar no topo do Pico do Selado em Monte Verde - MG e ter uma vista incrível em seu ensaio!

Valeu todo perrengue passado! <3

Qual a melhor época e horário para um ensaio?

Aqui algumas questões são importantes! Antes de pensar em datas e horários, decida pela locação. Dependendo do lugar escolhido, o clima pode ser muuuuito diferente!

Um bom exemplo, é o litoral! Chove com muito mais frequência do que no interior e meses como setembro e outubro, é chuva atrás de chuva!

A Amanda e o Gustavo escolheram o pôr do sol para trazer mais romantismo nas fotos.

Com o local em mente, decidir quando fazer o ensaio é mais que necessário!

Como já dei o exemplo do litoral, que chove muito, é importante buscar épocas onde os índices de chuva costumam ser menores e também, evitar os finais de semana da temporada e feriados!

Neste post aqui, dou todas as dicas sobre as melhores épocas e datas para se fazer um ensaio na praia! ;)

O ensaio da Lighia e do Pablo foi ao nascer do sol, no Gigante Adormecido, em Pardinho - SP
  • Fique de olho nas chuvas!

Definido o lugar, maravilha! Um dos fatores determinantes na escolha da data, é a chuva! Se for uma chuvinha leve, fica legal inclusive, mais que isso, além de ser ruim para as fotos, é perigoso para o equipamento do profissional que está clicando! :/

  • Muito calor ou muito frio!

Temperaturas extremas podem não ser tão legais para um ensaio! Tanto muito calor ou muito frio, podem gerar algum tipo de desconforto ou até, inviabilizar algum tipo de roupa ou locação que gostaria de usar ou fazer as fotos.

Épocas mais amenas, entre os meses de março a junho e setembro a novembro costumam não ter erro! :)

A Jéssica e o Thiago queriam uma praia de fácil acesso e sem pessoas: o nascer do sol é a melhor pedida!
  • Nascer do sol ou pôr do sol?

São sem dúvida, os melhores horários para fazer um ensaio!

Além do enfeito incrível nas fotos, o clima está mais ameno e com luzes naturais muito bonitas.

Outro ponto importante é que geralmente as locações estão mais tranquilas, com menos pessoas circulando nestes horários, principalmente ao nascer do sol!

A Flávia e o Ricardo escolheram o pôr do sol no Morro do Gavião, em Ribeirão Claro - PR

Mas não se engane em relação aos horários!

Quer pegar o sol nascendo às 5h? Bora chegar na locação com uma hora de antecedência! O mesmo vale para o pôr do sol, é muito importante iniciar as fotos por volta dás 16h, para que tudo seja feito com calma! :)

Mais um ponto importante aqui é fazer aquilo que curte e se sente bem! Não adianta nada achar o nasce do sol lindíssimo se tem dificuldade em acordar cedo e tudo mais! Pois, se o sol saí às 5h, tem que chegar no locação às 4h, acrescente mais ao tempo de acordar, vestir, arrumar...

A Ana e o Carlos escolheram o pôr do sol no campo para um ensaio mais romântico.


O que vestir em um ensaio fotográfico?

Depois da locação, nosso segundo lugar entre as maiores dúvidas ao se fazer um ensaio fotográfico: O que vestir para as fotos?

Mesmo tendo um estilo definido, gostos e tudo mais, ficamos em dúvida sobre o que vestir para fazer as fotos, o que combina mais com o ambiente, como fazer combinações e também, a roupa do parceiro ou parceira na foto!

O principal ponto aqui é o conforto e também, a simplicidade!

A Léia e o Caetano criaram um contraste de cores bem legal com o bom e velho jeans e camiseta!

Além de se sentir confortável no que está usando, é importante escolher roupas que te deixem à vontade e transmitam um pouco de sua personalidade. Também é legal se perguntar se a roupa escolhida vai continuar agradando daqui alguns anos. 

Para o ensaio não ficar cansativo, o ideal é que você leve até dois looks, a não ser em casos específicos.

A Hyolanda e Vitor foram num estilo casual, ao mesmo tempo básico e moderno!

Cores sólidas são melhores do que as estampadas quando a ideia é ficar bem nas fotos. Também é legal buscar criar contrastes de cores quando o ensaio é de casal ou família!

A Nina e o Marcinho que na gestação da Stella optaram por tons de rosa e já na gestação do Zion, tons de azul! <3

Pra não ter erro, roupas básicas e leves, de cores sólida. As melhores cores são os vermelhos profundos, turquesas e outros tons na família dos azuis e verdes (as famílias de cores mais universais de todas). Verdes ricos e profundos, roxos e azul são todos bons.

Cores claras também são super bem-vindas, pois dão um ar mais leve e harmônico em relação as composições que serão feitas no ensaio.

O preto e branco é uma opção bem legal para o ensaio de casal! Traz um ar jovem e descolado para as fotos!

Evite roupas de estampas exageradas, listras, cores muito escuras, números ou palavras muito grandes. Esse cuidado serve para que não se tire a atenção principal do ensaio, ou seja, vocês! ;)

Agora, se quer se tornar expert nos looks e combinações legais para cada tipo de locação, se liga neste post do meu blog onde dou todas as dicas sobre o que vestir em um ensaio fotográfico!

Conheça seu fotógrafo!

Não é só ver as belas fotos de um profissional que deve determinar a escolha do mesmo!

Conhecer a pessoa que vai fazer suas fotos é muito importante! Criar uma boa conexão é um dos pontos de condução de um ensaio!

Com todos os meu clientes gosto de marcar uma reunião online para trocar uma ideia, nos conhecermos, contar como funciona meu trabalho e saber quais as expectativas deles em relação ao ensaio e as fotos.

Um detalhe importante e que faz toda diferença, pois com uma boa comunicação com o profissional, você se sente muito mais a vontade durante a sessão de fotos e com certeza, terá um resultado incrível! <3

Oi, eu sou o Biga! :)

E aí, curtiu as dicas?!

Se quiser ver mais fotos e ter mais ideias, só clicar no meu site onde além dos ensaios também tenho fotos de casamentos!

Agora, bora marcar aquele ensaio!? ;)


Valeuuuuuuuuuuu!! <3

@rafaelbigarelli






01 Dez 2021

Sessão de fotos: Como se preparar para um ensaio fotográfico!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Ensaio de casal ensaio fotográfico Ensaio pré-wedding sessão de fotos

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2022

10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding!

06 de Fev de 2022

O que vestir em um ensaio fotográfico?

06 de Fev de 2022

6 praias incríveis para fazer um ensaio fotográfico!