Ensaio fotográfico na praia: Tudo que você precisa saber!

3470
8min de leitura

Ensaio pré-wedding é uma experiência incrível, agora, ensaio pré-wedding na praia, é sensacionaaaaal! <3

E para que essa experiência se torne uma vivência realmente inesquecível e renda as melhores fotos, é necessário se atentar em alguns pontos importantes!

Como a gente bem sabe, a praia é um ambiente natural, onde questões como clima, acesso, roupas, datas e horários, por exemplo, precisam SIM, ser pensados e levados em consideração.

Ensaio pré-wedding Bruna e Victor na Praia de Toque-toque Pequeno, São Sebastião - SP

Com frequência recebo mensagem de noivas que sonham com um ensaio na praia, para todas elas, passo todas as instruções e informações necessárias para que ela entenda tudo que envolve fazer seu ensaio pré-wedding na praia.

Saber exatamente tudo que envolve e principalmente, facilita e torna a experiência de seu ensaio ainda mais especial, é um mega adianto, fora que evita várias dores de cabeça desnecessárias! (pois você quer fazer suas fotos lindonas e curtir uma praia;) )

Então, bora?

O que vamos ver nesse post: 

• Como escolher a praia ideal

• Qual a melhor época para um ensaio na praia

• O que vestir no ensaio na praia

• O que levar para um ensaio na praia

• O que evitar em um ensaio na praia


COMO ESCOLHER A PRAIA IDEIAL!

A Jéssica e o Thiago
Ensaio pré-wedding Jéssica e Thiago na Praia da Mococa, Caraguatatuba - SP

Como assim, Biga, praia ideal? Praia não é tudo praia?

Nop!

Quando falamos em praia ideal, estamos falando de clima, acessibilidade, distância, estilo e principalmente, que seja aquilo que você quer ver em suas fotos!

Não quer pessoas, quiosques e guarda-sóis em suas fotos? Uma praia mais turística e urbana já não seria uma boa escolha! Prefere um acesso mais fácil, sem precisar passar por pedras e trilhas? Pense bem se fotos em praias paradisíacas é o melhor para você!

Por isso é importante definir o que quer ver em suas fotos, atendendo ao seu gosto pessoal, necessidades e personalidade! Assim, fica muito mais fácil decidir em que praia fazer seu ensaio! ;) 


Ensaio Taci e Renan na Praia da Fortaleza, Ubatuba - SP

Toda praia vai te proporcionar uma experiência, basta decidir qual é sua cara!

Se você clicar aqui, vai conhecer 5 praias incríveis para seu ensaio pré-wedding, onde conto um pouco sobre cada uma e, a experiência que cada uma delas oferece! ;)

Agora é só decidir o melhor estilo de praia para vocês!



QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA UM ENSAIO NA PRAIA?

O ensaio Pré-wedding da Isa e do Ivo rolou na Praia do Costa em Ubatuba, com o tempo nublado!

Ter consciência das melhores épocas do ano para um ensaio na praia é mais que necessário! Pois mesmo nas épocas mais indicadas, ainda existe risco de chuva e vento, por exemplo. ;)

Pensa comigo; um cenário sensacional, você idealizando fotos incríveis e:

  • chuva
  • trânsito
  • praia fechada
  • muita gente
  • chuva e frio
  • mais turista

Então, bora pensar nisso?

Se sua maior preocupação for chuva, (que é muito comum no Litoral Norte de São Paulo) evite setembro! Sim, o mês da primavera chove e chove muito, praticamente o mês todo chove! Hahaha

Dentro disso, a quinzena final de agosto também é um período arriscado pelas chuvas. Na última semana de setembro, o tempo começa firmar e fazem lindos dias de sol!

A Isa e o Ivo estavam com as datas limitadas e fizemos o ensaio em setembro. A primeira tentativa das fotos, deu chuva, na segunda tentativa, dia nublado mas com fotos sensacionais!


Um momento de sol no ensaio da Isa e do Ivo, que rolou no mês de setembro

A chuva pode ser um agravante chato para um ensaio fotográfico, então, se você quer correr menos risco possível, os meses de outubro, novembro, maio, junho e julho, são os mais estáveis em relação às chuvas!

Dezembro e janeiro, famosos pelo verão chuvoso no litoral, são uma boa pedida, se não fosse o número de turistas nas praias.



As chuvas de verão concentram-se nos finais de tarde e na maioria das vezes, são passageiras, o que permitem lindas manhãs de sol!

Porém, o grande problema do ensaio durante o verão, principalmente época de temporada, é muito grande número de turistas! Claro que existem praias mais desertas e afastadas, onde evitaria esse problema, porém, para chegar, o trânsito intenso é inevitável. :(

E HORÁRIO? QUAL O MELHOR PARA FAZER AS FOTOS?

Sempre recomendo o nascer do sol ou, ou pôr do sol!

Claro que você não precisa madrugar na praia para ter boas fotos, mas quanto mais cedo, mais bonito o efeito da luz na composição! Passado às 10h da manhã, o sol passa a ficar muito alto e forte, o que pode ser um incômodo também.

Na parte da tarde, cada região do litoral norte conta com diferentes horários de pôr do sol, sempre pesquise o horário da praia que pretende fazer as fotos!

Como por exemplo, na Praia da Mococa em Caraguatuba, por conta de sua formação toda circundada pela serra, o sol nasce e também cai atrás das montanhas (por volta dás 16:30h).

Já na Praia de Toque-toque Pequeno, em São Sebastião, o nascer do sol é na serra e o pôr do sol é no mar, o que permite um pouco mais de tempo e, um visual incrível (o sol cai por volta dás 18h)!

A Jéssica e o Thiago começaram o ensaio no nascer do sol na Praia da Mococa em Caraguatatuba

Os meses e estações do ano também influenciam muito no posicionamento e consequentemente, no horário do nascer e pôr do sol! Quando decidir por sua data do ensaio, pesquise ou entre em contato. ;)

A Bruna e o Victor no pôr do sol de Toque-toque Pequeno em São Sebastião

Tendo a data fechada e a praia das fotos escolhida, é importante pensar algumas coisas para que o ensaio aconteça da melhor forma possível!

O QUE VESTIR NO ENSAIO NA PRAIA?

A Bruna e o Victor foram pelo básico que sempre dá certo: Roupas neutras e leves!

É praia, areia, pedras, agua, calor... salto alto, roupas desconfortáveis e maquiagem carregada não combinam! 

Agora, se você faz questão de algum destes itens, leve em uma bolsa à parte e use na hora das fotos! :)

A Thamires e o Ju na Praia da Tabatinga, em Caraguatatuba, foram nos tons neutros e leves!

Além de roupas carregadas e desconfortáveis, evite acessórios muito grandes, como relógios, pulseiras e colares. O mesmo para os homens, evite celular e carteira no bolso, além de relógios e correntes grandes.

O ambiente da praia passa a ideia de natureza, leveza e tranquilidade. É importante trazer um equilíbrio no que está se usando, com aquele ambiente!


Estampas leves da Jéssica e do Thiago na Praia da Mococa, em Caraguatatuba

Agora, se você é do time das estampas, faça como a Jéssica e o Thiago e busque equilíbrio entre as cores, formas e contrastes da estampa!

Pensa comigo, muita informação visual em um ambiente que já chama atenção, torna a foto carregada e confusa.

E não é isso que queremos para as fotos! :)


Se você tem dúvidas sobre como se vestir durante o ensaio na praia, se liga neste post onde dou dicas do que vestir em cada tipo de locação, orientado combinações e cores!


O QUE LEVAR EM UM ENSAIO NA PRAIA!

A Renata e o Fred tiveram todo cuidado para fazer seu ensaio gestante em Guaecá, São Sebastião - SP

Sempre importante lembrar: A praia é um ambiente natural, que pode sim, ter seus perrengues! Evitar chateações ou contratempos é uma boa e torna a experiência do ensaios ainda mais legal e prazerosa!

Então, se liga em algumas coisas que você não deve esquecer para seu ensaio na praia;

  • Protetor solar: Parece óbvio, mas não é! Uma galera esquece, ou, nem lembra do protetor solar. O que pode ser um incomodo, tanto no desconforto das queimaduras, quanto na vermelhidão da pele! Mesmo que você não use no seu dia-a-dia e tudo bem, não se deixe enganar pelo sol no litoral!
  • Repelente: Natureza, tem insetos! A região do Litoral Norte de São Paulo, (principalmente Ilhabela) é repleta de nascentes d'água, por isso, uma grande quantidade de pernilongos e borrachudos na região. Geralmente no nascer do dia e ao pôr do sol, (melhores horários para o ensaio) os ataques são mais constantes. Então, não se esqueça do repelente!
  • Troca de roupa: Além de ser um segundo look, a troca de roupa pode ser a salvação! Mais uma vez, estamos na natureza e com isso sujeitos a cair, sujar, rasgar, molhar e por aí vai! Uma roupa extra é uma garantia e conforto para se jogar nas fotos!
  • Água e comida: Sem exageros, claro! Uma garrafa d'água e alguma fruta, nuts ou barras de cereal. Algo leve, mas que garanta energia e hidratação!
  • Chinelo de borracha: As Havaianas, né! Clássico da praia. Alguns pontos é melhor andar descalço, porém em outros, nem tanto. O chinelão ajuda!


O QUE EVITAR EM UM ENSAIO NA PRAIA!


A Isa e o Ivo reservaram dois dias para as fotos, no primeiro dia choveu, as fotos aconteceram no segundo dia!

Além do que saber e do que levar para um ensaio na praia, é sempre importante saber o que evitar! Pois, da mesma forma que deixar de fazer algumas coisas pode ser um problema, excessos também podem atrapalhar!

O que evitar em um ensaio na praia;

  • Roupas "difíceis": Tecidos com pouca elasticidade, peças de baixo muito justas, muitos botões, detalhes e coisas que compliquem uma troca de roupa, talvez e, principalmente, sua mobilidade para as fotos!
  • Objetos: Isso no geral! Celulares, bolsas, carteiras, além dos acessórios pessoais, como relógios, colares e pulseiras muito grandes. Se possível, bolsas, carteiras e celulares ficarem no carro ou acomodação. Celulares e carteiras marcam muito os bolsos, o que deixa a foto estranha e, ficar segurando bolsa durante as fotos, não é a ideia. Nem todas as praias possuem locais onde as coisas possam ser deixadas!
  • Reservar um único dia para as fotos: Como já falamos por aqui, é natureza, estamos sucessíveis às ações do tempo. E também, podem acontecer imprevistos! Separe ao menos dois dias para as fotos, desta forma você tem mais garantia que seu ensaio vai acontecer! :)
  • Finais de semana e feriado: Sim, é melhor pra maioria das pessoas e justamente por isso, um problema para as fotos. Depois da temporada, os finais de semana e feriados (principalmente os prolongados) contam com um grande número de pessoas nas praias e estradas. Se está for sua única opção, escolha por fazer as fotos ao nascer do sol, onde o número de pessoas na praia é quase zero e o trânsito muito mais tranquilo. Dentro desta mesma ideia, evite a volta para casa no domingo entre 16h e 20h. O trânsito é intenso! :/


E aí, curtiu. essas dicas? Além da praia, existem vários lugares incríveis para um ensaio fotográfico!

Quer mais ideias de locais e fotos? Se liga aqui no meu site e conheça mais do meu trabalho. Tem muita coisa legal!

E agora, bora marcar um ensaio? Só me chamar aqui! 0/


Valeuuuuuuuu!!!

@rafaeligarelli no Instagram

17 Jan 2022

Ensaio fotográfico na praia: Tudo que você precisa saber!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

20 de Jan de 2022

10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding!

06 de Fev de 2022

O que vestir em um ensaio fotográfico?

06 de Fev de 2022

6 praias incríveis para fazer um ensaio fotográfico!