Imagem capa - 10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding  por Rafael Bigarelli
Ensaio de casal Dica de fotógrafo

10 Lugares incríveis para fazer seu ensaio pré-wedding

Quer fazer seu ensaio pré-wedding e ainda está com dúvidas sore a locação? Este post é pra você!



A locação para o ensaio pré-wedding não é apenas escolher um lugar bonito que encontrou no Google e boa.  


O lugar escolhido para suas fotos é uma decisão importante. Pense primeiro no estilo de fotos que você gostaria de ter e depois no tipo de espaço que mais lhe agrada. Pense também no deslocamento, custos, lugares estratégicos e mobilidade.


Para facilitar sua vida, selecionei locações muito procuradas para ensaios, com dicas de como e onde fazer suas fotos!  



O que vamos ver nesse post: 
• lugares para ensaio pré-casamento
• o que levar em conta em cada tipo de locação
• Ideias de fotos em locações inusitadas

• como escolher o lugar ideal





   Ensaio da Carol e do Miguel - Capitólio -MG                                                                            Ensaio Bia e Gustavo - Guarujá - SP 

 




LUGARES PARA ENSAIO PRÉ-CASAMENTO


Muita gente fica perdida no momento de decidir a locação do pré-wedding e isso é completamente normal! Hahaha


São centenas de opções, desde as ruas da sua cidade até uma praia no meio do nada. Tudo vai depender de sua disposição, orçamento, gosto e tipo de fotos que deseja. 


Para facilitar na escolha, trouxe algumas opções de locações próximas de São Paulo e também, do interior. São lugares que já fotografei, então vale a pena se ligar nas dicas importantes sore cada locação!  




Ensaio no campo


Se você quer um rolê leve, curte passeios por trilhas e gramados, o contato com a natureza e quer uma paisagem incrível como cenário para suas fotos, o campo é a pedida. 



#01 - BROTAS - SP






Brotas está no interior do estado de São Paulo, são  250 km de distância da capital. 


A cidade é famosa pelo  turismo de aventura e ecoturismo. São muitas cachoeiras e trilhas, algumas no centro da cidade e as mais famosas aos arredores. 


Além das famosas  cachoeiras, Brotas tem rafting, tirolesas e eco parques e vários pontos turísticos culturais, gastronômicos e hotéis fazenda para viagens em feriados, férias ou fim de semana.


Um lugar em massa para as fotos, sem taxas de entrada ou acesso, é o Parque dos Saltos, no centro da cidade. Foi lá que rolou o ensaio lindão da Natália e do Diego, com participação mais que espacial do Benjamin, filho do casal. <3 


Outro lugar muito massa para comer um prato bem legal, passar o dia e tirar fotos animais, é o Vila Del Capo, na estrada entre Brotas e São Pedro. O lugar é um bistrô e antiquário com uma arquitetura sensacional! Vale a pena conhecer. ;)


Além das paisagens naturais e cachoeiras, opções incríveis para um ensaio em Brotas são lugares como o Hotel Fazenda Recanto Shangri-lá. Foi a escolha mais que certa da Ane e do Felipe para suas fotos!


O Lugar além de lindo, tem um estrutura excelente para seu casamento. Para o ensaio, o hotel fazenda cobra uma taxa de DAY USE por pessoa. 




Ensaio pré-wedding da Ane e do Felipe que rolou no Hotel Fazenda Recanto Shangri-lá

 


#02 - PARDINHO - SP





Pardinho fica ao lado de Botucatu, outro pico sensacional para fotos, que vamos falar já já!


É na estrada que liga as cidade que podemos ver o incrível Gigante Adormecido. Um conjunto de formações rochosas de tirar o fôlego, que pode ser visto de muito longe. As três pedras são o convite para os olhos, lembram a silhueta de um homem deitado. 


Foi nesse lugar  animal que rolou o ensaio da Marina e do Lucas e também, o trash the dress da Giovanna e do Gabriel.



#03 - BOTUCATU - SP





Botucatu está localizada no Centro do Estado de São Paulo, a cerca de 240 km da capital paulista. 


Se você optar por Botucatu como local para seu ensaio, fez uma boa escolha. A cidade tem dezenas de Cascatas e Cachoeiras, além de fazendas e mirantes. 


Um lugar bem legal para suas fotos é a Fazenda Lajeado (UNESP). Um espaço bem legal, com várias possibilidades para suas fotos, como foi o ensaio dos meus queridos Paula e Matheus, com participação da Molly.  :D 


Agora, se você curte cachoeira, a Pavuna é uma opção para suas fotos. Ela fica entre Botucatu e São Manuel e a entrada custa R$6 por pessoa. 


Mas lembre! Sempre que optar por locações como montanhas e cachoeira, considere que o acesso até a locação pode ser um pouco complicado, com pedras, galhos e subida, então, coloca um tênis e bora. 






Fotos com clima de natureza agradam muito! Quando tem flores no meio, tem gente que curte muito mais! 



#04- HOLAMBRA - SP 





A distância entre São Paulo e  Holambra  é de 131 km.


O sonho de muita gente é um ensaio em Holambra. A cidade é um destino cada vez mais procurado por casais que desejam realizar as sessão de fotos em um espaço repleto de flores, cores e com uma arquitetura bem legal. 


Um dos campos mais desejados para as fotos, são os de girassóis e trigo. Eles predominam entre os meses de junho e setembro, o que acaba tornando esse meses muito mais requisitados para ensaios na cidade. 


A Raquel e o Marcos, assim como a Livia e o Igor  realizaram seu ensaio entre esses meses para registrarmos esse visual incrível!






Um ponto muito importante sore Holambra é que a maior parte das plantações são em propriedades privadas, então é necessário contratar um guia de uma agência de turismo para ter acesso às plantações. 


Um pessoal em gente boa para cuidar do rolê, é a galera do Theos Turismo. O valor cobrado é de cerca  de R$ 80 por hora, tempo suficiente para fazer muuuuuita coisa.






Além dos campos de flores, o centro de Holambra é muito massa para fotos! As construções seguem o estilo holandês e são super convidativas para fotos descontraídas e dinâmicas. 


O ensaio pré-casamento do meu amigo Peralta e da Carol e o ensaio de 15 anos da Bárbara , além das tradicionais fotos entre as flores, tem fotos muito massa em outros pontos da cidade. 




#05 - RIBEIRÃO CLARO - PR





Um lugar muito massa, há 402km de São Paulo, é  Ribeirão Claro - PR. O ponto alto da cidade (literalmente), é o Morro do Gavião que faz parte das atrações da Fazenda São João


O local é muito procurado para a prática de esportes radicais como rapel, escalada e voo livre. E claro, para ensaios de casal! o/


A subida é osso! Hahahah Ma vale a pena, a vista é incrível e o pôr-do-sol SENSACIONAL! A Gi e o Beto toparam esse rolê e estão com um ensaio bem lindão. 


E já que vai subir o morro, aproveite e conheça a Fazenda São João, uma casa colonial muito massa, com uma vista linda. 






Além das fotos no Morro, a Flávia e o Rycardo fizeram algumas fotos na Fazenda, que também é um ótimo restaurante e serve uma breja muito gelada. Melhor pedida depois do ensaio. ;) 




#06 - MONTE VERDE - MG





Monte Verde fica no sul de Minas Gerais,  162 km de São Paulo é uma escolha de muitos casais. A cidade foi eleita como um dos dez lugares mais acolhedores do mundo. O charmoso vilarejo na Serra da Mantiqueira ficou em nono lugar no Traveller Review Awards 2020, prêmio anual da Booking.com


Um ensaio pré-wedding muuuuuito massa que rolou em Monte Verde, foram dos meus queridos Rafa e Marcelo


As fotos rolaram na rua principal do centro da cidade e na Trilha da Pedra Redonda, onde conseguimos um visual sensacional para as fotos! 


A Rafa fez toda trilha e subida usando salto alto e um vestidão longo vermelho que deu o toque ideal para as fotos! Mas não pense que subir o morro é fácil, a Rafa foi muito phod@ mesmo! Hahahaha 


Um ponto importante sobre Monte Verde. Como é uma cidade turística, sempre tem muita gente em todo lugar! Se você tiver muita vergonha de fotos em público, pense em alguma cidade aos redores, como por exemplo, Aiurouca-MG, que fica 1km de distancia de Monte Verde e tem atrações e picos sensacionais!



E se você além de lugar, quer ideais sobre o que vestir em seu ensaio pré-wedding, este post trás dicas sensacionais de combinações de cores e estilos para cada tipo de ensaio e locação. ;) 




#07 - CAPITÓLIO - MG 




Que lugar sensacional! A vista dos cânions, o visual das cachoeiras e montanhas, uma cachu animal é a Lagoa Azul. E também, o rolê de lancha pelo Rio Turvo, a subida na Pedreira Lagoa Azul, que não é o mesmo lugar da cachoeira! Hahahaha  


Esse cenário muito phod@ compõem as fotos lindonas da Carol e do Miguel. A galera da região está acostumada com chuvas passageiras por lá, mas nós não! Ahahaha


Caiu uma super chuva durante o ensaio pouco antes das fotos do pôr do sol e pensamos, "Já era, nada de fotos na Lagoa Azul." 


Um guia do local no orientou que a chuva era passageira, para subirmos o morro e fazer as fotos. O cara estava mais do que certo, a chuva passou e o céu ficou maravilhoso. 





Outro casal que fez as fotos nesse paraíso foram a Roberta e o Caio. O dia estava lindo e ensolarado, as fotos ficaram incríveis! 






O Danilo e a Tamires além de dois ensaios incríveis, fizeram o Trash the dress em Capitólio. O Trash the dress também é um tipo de ensaio de casal, se quiser saber um pouco mais, veja este post do blog


Ou seja, esses lindos fizeram três sessões de fotos em Capitólio! Só clicar e conferir. ;) 


Tamires e Danilo - Ensaio 1

Tamires e Danilo - Ensaio  2

Tamires e Danilo - Trash the dress 



Ensaio Trash the dress da Tamires e do Danilo na Pedreira Lagoa Azul - Capitólio


Capitólio está  444km distante de São Paulo - SP e tem alguns lances bons de saber antes de decidir fazer seu ensaio nesta cidade. 


Se não todos, a grande maioria dos passeios são pagos, toda cachoeira, passeio de barco, subida no morro, tudo! São valores que variam de 25,00, como a entrada da cachoeira, até o passeio e lancha, que varia entre 100,00 e 150,00 reais. 


Também tem o lance da acessibilidade aos locais. Lugares como cachoeiras onde se tem que descer e subir pelas pedras e também, a Pedreira da Lagoa Azul, acessível apenas com  veículos 4x4, que também estão disponíveis para locação e passeio.


Já é bonito, não seria tão fácil, né!? Hahahaha




Ensaio na praia


Agora, se você ama areia mar e sol, bora que o ensaio na praia é coisa linda! Assim como o ensaio no campo, o ensaio na praia fica sensacional, o cenário ajuda e muito!




#08 - PRAIA BRANCA | GUARUJÁ - SP





Ensaio na praia não tem defeitos! <3 Hahahaha


Eu amo praia, isso não é novidade, então imagina fotografar na praia!? Falando em fotografar na praia, além do ensaio, o casamento beira-mar também é incrível! Dá uma olhada aqui neste post com dicas sobre casar na praia


Um ensaio lindão que rolou na praia foi o da Bia e do Gustavo, em um praia que eu simplesmente amo, a Prainha Branca, no Guarujá - SP 


Imagina uma praia quase deserta, com muitas árvores, montanhas, lagoa e um visual sensacional. Não precisa mais imaginar, encontrou! Só tem alguns detalhes muito importantes antes de definir essa praia como a locação do seu ensaio. 


O acesso até a Prainha Branca tem seus segredos. Ou por trilha ou de barquinho. Sim! Não tem carros na Prainha, as pessoas que vivem lá são naturais de região, vivem da pesca e comércio local. É um lugar bem massa para se desconectar da loucura da cidade e garante fotos sensacionais. 





Outro casal muito querido que topou um ensaio phod@ na Prainha Branca, foi a Marília e o Matheus. Além deles, o dog do casal fez parte do ensaio, deixando tudo mais divertido. 






Existem praias incríveis por todo Brasil onde você pode fazer seu ensaio. Escolha a que mais é sua cara e bora! 




Ensaio na Cidade


Meu, você não quer se enfiar nos mato, nem se encher de areia e curte uma pegada mais moderna e urbana, o ensaio na cidade é a pedida. 




#09 - SÃO PAULO - SP 





São Paulo é uma cidade animal! Que lá a gente encontra tudo, não é novidade para ninguém. Entre tudo isso, tem MUITA gente. 


Sempre que a galera pensa em São Paulo como locação, fica a insegurança de como vai conseguir fotos legais com tanta gente por todo lado. Cara, vou te falar, isso não é problema. (a não ser que você tenha vergonha >.<) 


As pessoas fazem parte dos elementos que compõem a locação, então a ideia aqui é integrar todos esses elementos para ter harmonia e uma boa estética visual em suas fotos. 


Um lugar incrível, que foi a locação da Ana Paula e do Mário, é a Avenida Paulista


Além de todas as possibilidades visuais que a rua e toda movimentação permite, a Paulista conta com lugares como o MASP - Museu de Arte Moderna de São Paulo com uma arquitetura moderna incrível para um ensaio urbano phod@. Outros lugares bem legais na Paulista são a Casa das Rosas, um casarão clássico com um jardim incrível, um contraste muito interessante com a correria da cidade. A Casa das Rosas é um centro cultural que oferece várias atividades. 


Outra boa ideia para as fotos é o Conjunto Nacional, onde tem a Livraria Cultura. <3


Em apenas uma avenida, milhares de possibilidades. 






Um outro lugar muito procurado para ensaios é o Beco do Batman. Fotos descoladas, com um estilo moderno e dinâmico. As cores, linhas e texturas dos grafites permitem uma variedade muito legal para um ensaio, assim como foi o da Laura em seus 15 anos. 






Você que suas fotos em São Paulo e não tá afim daquele monte de gente? Temos opções aqui, sim. 


Além da fotografia, ministro cursos, palestras e workshops por váaaaarios lugares desse Brasilzão e alguns fora também. Mas São Paulo, é São Paulo e claro que renderia fotos ótimas. 


Um desses workshops de fotografia rolou no Parque Ibirapuera e foi muito massa! O lugar é incrível, muito verde, espaços amplos com instalações de Arte e Museus. 


A variedade de composições é imensa! No meio do parque você encontra o MAM - Museu de Arte Moderna, com uma arquitetura incrível do grande Oscar Niemeyer. E também, grafites muito phod@s como os do Eduardo Kobra





#10 - SUA CIDADE <3





Todo lugar é lugar! ter boas fotos não é sinônimo de paisagens incríveis, viagens longas e perrengues na hora do click perfeito. 


Claro que um visu legal é muito massa, mas o que mais importa é a conexão do casal, é a alegria e desenvoltura na hora das fotos e o trabalho do fotógrafo! 


Como sou natural de Jaú, no interior de São Paulo e talvez você nunca tenha ouvido falar. Mas claro que rolam ensaios na cidade e sim, ficam incríveis. 


Um exemplo muito legal, foi o ensaio da Léia e do Caetano, que rolou nas ruas ao redor do meu apê. Isso aê, mal nos deslocamos e conseguimos um ensaio muito phod@!




Ensaio pré casamento Jéssica e Tiago que rolou na cidade de Jaú - SP


A Jéssica e o Tiago fizeram um ensaio pré-wedding muito  dahora na grande Jaú. Exploramos vários elementos de composição e as fotos ficaram muito massa! 


E mais uma galera lindona e querida da minha cidade, que confiou no meu trabalho, topou minhas ideias e saímos fotografando todo tipo de ideia e chegamos à fotos incríveis! 


O mais legal de cada ensaio são as histórias, pessoas e conexões que criamos resultando em registros significativos, fotografias com histórias e momentos verdadeiros. 






E aí, curtiu as dicas? Além desses lugares existe uma infinidade de lugares sensacionais para um ensaio! 


Quer mais algumas ideias de lugares e fotos? Bora pro meu site e lá você vai ver muita coisa legal. Além de ensaios, casamentos e dicas no blog! 


Valeuuu! Se quiser fazer um orçamento e conversar mais sobre a fotografia para seu ensaio ou casamento, fale comigo. :)




Rafael Bigarelli, 
Fotógrafo de Casamentos
contato@rafaelbigarelli.com.br

@rafaelbigarelli